Tuesday, August 30, 2005

Eleições Legislativas II

Caro Geosapiens,
Obrigado pela questão pertinente. Assim a olho nú, diria que há quatro listas que muito provavelmente vão eleger deputados:

Associação Novo Macau Democrático: liderada pelo activista Ng Kuok Cheong, é a única associação que exige o sufrágio directo e universal imediato. Com um estilo populista e próximo das causas sociais, a ANMD poderá conquistar um terceiro deputado que lhe escapou há 4 anos, altura em que venceu as eleições legislativas de Macau.

União Para o Desenvolvimento: é a candidatura da influente União Geral de Trabalhadores. Na legislatura que termina agora, a líder Kwang Tsui Hang teve um papel de destaque ao chamar a a etnção para os graves problemas laborais numa RAEM em que o crescimento económica só beneficia alguns. Sendo pró-Pequim e alinhada com o governo, trata-se de uma voz crítica que é acarinhada pela população. Deverá eleger dois deputados, não sendo impossível chegar ao terceiro, mas a concorrência é mais que muita.

União Promotora para o Progresso: encabeçada pelo deputado Leong Heng Teng, esta é a candidatura de outra associação tradicional chinesa: A União Geral das Associações dos Moradores. Tem uma rede de apoio muito cimentada, por isso terá condições para eleger dois deputados.

Convergência para o Desenvolvimento de Macau: É a lista d David Chow o carismático empresário ligado ao jogo e ao turismo. Já sem o português Jorge Fão na lista, Chow fará valer os contactos que tem junto de vários grupos. Mas não será fácil eleger de novo dois deputados. A nº 3 da lista é a enfermeira portuguesa (macaense) Mónica Assis Cordeiro.

Brevemente vamos analisar outras candidaturas que poder ser as surpresas deste ano e também as duas listas encabeçadas por portugueses. Entretanto os interessados podem espreitar este edital.

Direitos Humanos?

No dia em que o ministro chinês dos negócios estrangeiros afirmou que "cada país tem o direito de escolher a sua própria via de promover os direitos do Homem (Ó) Não existe um padrão único", afirmando que tendo em conta que dois terços dos chineses aidna vivem no limiar da pobreza, "Nessas condições, não temos outra escolha a não ser considerar o desenvolvimento económico, social e cultural como a prioridade", o O Banco de Desenvolvimento Asiático (BAD) divulgou que 621 milhões de pessoas vivem com menos de um dólar por dia na zona Ásia Pacífico (menos 300 milhões que em 1990), sublinhando que "o enorme sucesso obtido em toda a região nos últimos anos é resultado de uma forte redução da pobreza na China".

Relações China-União Europeia: multipolar ou multilateral

Benita Ferero-Waldner :
As global players, China and the EU are obviously interested in the nature of global politics in the 21st century. Some have talked of building a “multipolar world”. For the EU, however, it is not the number of poles which counts, but rather the basis on which they operate. Our vision is a world governed by rules created and monitored by multilateral institutions. And I know China shares this approach.

Thursday, August 25, 2005

Especificidades de Macau: Eleições Legislativas

Eleições para a Assembleia Legislativa:
Listas candidatas

1- Por Macau
2- Novo Vigor de Macau
3- Associação Novo Macau Democrático
4- Associação de Activismo para a Democracia
5-Nova Juventude Macau
6- União Promotora do Progresso
7- União Promotora para o Progresso
8- União Geral para o Bem-querer de Macau
9- Aliança para o Desenvovimento de Macau
10- Associação Pela Democracia e Bem-estar Social de Macau
11- Associação Visão de Macau
12- União dos Trabalhadores da Indústria de Jogos de Fortuna e Azar de Macau
13- Convergência para o Desenvolvimento de Macau
14- União Para o Desenvolvimento
15- Associação de Apoio á Comunidade e Pproximidade do Povo
16- Nova Esperança
17- Associação Direitos dos Cidadãos
18- Associação dos Cidadãos Unidos de Macau

Notas:
As eleiçõe sestão marcadas para 25 de Setembro
Apenas 12 dos 29 deputados são eleitos directamente a partir desas listas
Em Macau não existem partidos políticos; apenas associações

Tuesday, August 23, 2005

Coimbra em chamas

Image hosted by Photobucket.com
Acordo às 5.40 da manhã. Vagarosamente vou tomado o pequeno almoço enquanto espreito a BBC World para saber as últimas do mundo. Depois do Iraque, da Faixa de Gaza vejo a minha cidade rodeada por chamas que me consomem a esperança. Ao longe, a 11 mil quilómetros, aperta-se o nó na garganta. Todos os anos é assim, mas tem mesmo que ser?

números da econmia à Beira-China

1- As receitas públicas de Macau estão a subir 22,1 por cento nos primeiros sete meses do ano para cerca de 1.247 milhões de euros (12.474,4 milhões de patacas) traduzindo uma execução de 57,7 por cento.

2- O índice de preços no consumidor em Macau aumentou 3,69 por cento entre Janeiro e Julho deste ano quando comparado com o período homólogo de 2004, revelaram hoje os serviços de estatística e censos do governo da Região.

3-Macau acolheu nos primeiros sete meses deste ano 10,6 milhões de pessoas, o que traduz um aumento de 14,4 por cento face ao período homólogo do ano anterior, revelaram os Serviços de Estatística e Censos.
Dados estatísticos oficiais indicam que entre Janeiro e Julho entraram em Macau 10.589.047 pessoas, mais 14,4 por cento do que nos primeiros sete meses de 2004.

4-O volume total estimado dos negócios do comércio a retalho em Macau aumentou 19 por cento no primeiro semestre deste ano para 425 milhões de euros (4.250 milhões de patacas), referem as estatísticas oficiais.

Tuesday, August 16, 2005

O estado em que se encontra este blogue

Image hosted by Photobucket.com
Macau vista do Farol da Guia, Janeiro de 2005.

Ao contrário do que acontece nesta altura do ano um pouco pela blogosfera, não é por ausência para férias que O Sínico tem andado menos regular. É precisamente pelo contrário: pela carga de tarefas que se abate sobre o vosso humilde blogador. Mesmo assim, há tempo para ir lendo alguns artigos que suscitam o interesse dos que gostam de espreitar para este lado do mundo:

Stocks or real estate for China's middle class?, By Min Xu

China's leaders begin a crucial debate, Eric Teo Chu Cheow

Thursday, August 11, 2005

Senhor Presidente

"As a professional journalist, he has demonstrated concerns for and written many reports on the development and unification of China"

"We are shocked and concerned to learn of the recent detainment of Mr. Ching Cheong in the Mainland. We sincerely hope that in handling this case, full and impartial consideration would be given to his track record of love for and contributions to China, including Hong Kong"

Carta de um grupo de ex colegas de Faculdade de Ching Cheong dirigida ao Presidente da China devido á detenção deste jornalista, acusado pelas autoridades chinesas de espionagem.

Negócios da e na China

1. O gigante norte americano da Internet, Yahoo está em negociações para a compra de uma participação na Alibaba.com, empresa chinesa de comércio electrónico . De acordo com a agência Xinhua as conversações estão quase concluídas. A YAHOO deverá adquirir 35 por cento da Alibaba.com por quase mil milhões de dóalres, cerca de 8 mil milhões de patacas.

2. Ainda nos negócios da China, mas em sentido contrário, A Companhia chinesa Huawei Technologies pode estar perto de comprar o gigante inglês das telecomiunicações, Marconi.
Apesar das especulações, a Maarconi já emitiu um comunicado em que revela que as negociações estão apenas numa fase preliminar.
Caso se confirme este negócio será a segunda grande aquisição de uma grande multinacuoanl por parte de uma companhia chinesa, depois da Lenovo ter adquirido a unidade de computadores pessoais da IBM.
Neste caso, a Huawei é o maior fabricande de queipamentos de telecomunicações da China e já tem acordos de distribuição e de investigação e tecnologia com a Marconi.

3. O Porto Xangai registou em julho um volume record de movimento de mercadorias, atngindo cerca de 40 milhões de toneladas, um valor que representa mais 14 por cento que no memso mês do ano passado.
A Administração do Porto da capital económica da China explicou ao jornal China Daily que este aumento deve-se à recente valorização do yuan e ao crecsimento da economia do Delta do Rio YangTzé.

Tuesday, August 09, 2005

Koizumi joga tudo

Image hosted by Photobucket.com
O primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi, anunciou hoje que vai dissolver o Parlamento e convocar eleições legislativas antecipadas.
A decisão surgiu na sequência do chumbo, pelo Senado, de uma proposta de privatização do serviço de correios.

Friday, August 05, 2005

Macau Connection

Interessante este post de Paulo Gorjão. Macau guarda muitos segredos desses tempos, entre 1985 e 1999: histórias caricatas, negócios, obras públicas, diálogo de culturas, humidade e outros contos de "Fim de Império". É curioso verificar que quase, senão todos, os nomes referidos que fizeram parte do Governo e de altos cargos da Administração portuguesa em Macau (Carlos Melancia, Murteira Nabo, Jorge Coelho, Alberto Costa, António Vitorino, Eduardo Cabrita, Vitalino Canas, Carlos Monjardino, Maria de Belém Roseira, Alexandre Rosa, Carlos Santos Ferreira) transitaram em 1995 para o governo de António Guterres. Verdade seja dita, nos últimos 15 anos da presença portuguesa foram edificadas várias infraestruturas fundamentais para o desenolvimento da agora Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), incluindo o Aeroporto Internacional de Macau. Mas, reconhecendo a utilidade desses empreendimentos, estas empreitadas terão sido, por vezes, envoltas nalgum nevoeiro (daquele que se faz sentir na altura do "capacete"). Uma vez que cheguei depois da transição apenas posso entreter-me a ouvir as inúmeras histórias. Algumas das quais com os políticos supra-referidos como protagonistas. São os "Contos de Embalar de Fim de Império". Um dia, sei que algumas pessoas quererão registar essa parte rica, literalmente, da História da presença portuguesa aqui. Mas não se pense que apenas estiveram por cá personagens ligadas ao Partido de Mário Soares. Aqui muitos outros serviram e serviram-se.

BCM vendido II

É certo que desde sempre as empresas portugueses estiveram a leste (geograficamente demasiado a oeste) das oportunidades que a China oferece. A aposta empresarial de Portugal em Macau e na China, tão propalada nos anos anteriores à transição de administração, acabou por ser para inglês ver e chinês ouvir. A venda do BCM ao grupo Dah Sing Banking de Hong Kong enquadra-se neste cenário desolador. É certo que logo a seguir ao dia 20 de Dezembro de 1999, o BCP estava a planear “ver-se livre” deste peso que é ter um Banco com 50 mil clientes numa Região Administrativa Especial da China. Mas porque é que ter um banco que dá algum lucro (6.4 milhões de euros, talvez peanuts em termos de banca) e que opera à beira-China (numa Região Administrativa Especial) é considerado algo de “não estratégico”? Segredos Orientais?
Percebe-se que o negócio é bom; que entrar no mercado da China continental é complicado e inexequível para um banco português, mesmo coma dimensão do BCP e que agora o maior banco privado de Portugal está a virar-se para o mercado da Europa de leste. Mesmo assim, considerar o BCM um activo não estratégico faz-me confusão. Alguém pode dizer uma palavrinha sobre isto?

Em Macau também

"Americanos e russas devem dominar em Helsínquia"

A diferença é que uns dominam, outras são dominadas (ou será ao contrário?)

BCM vendido

enquanto uns reforçam a presença em Macau e na China, outros desfazem-se de "pesos" que têm por aqui- é o caso do BCP. Há cinco anos que o BCP, o maior banco privado em Portugal, queria vender o BCM. Esta semana, em comunicado, o banco liderado por Paulo Teixeira Pinto anunciou ter chegado a acordo com o grupo financeiro Dah Sing Banking Group de Hong Kong, para a venda das actividades não só bancárias mas também seguradorsa em Macau. Assim, também a Companhia de Seguros de Macau será envolvida no negócio, que ascende aos 170 milhões de euros. Para o grupo BCP, a presença em Macau constituia um "activo não estratégico". Agora mantém apenas a sucursal offshore.

Thursday, August 04, 2005

Curiosidades em torno da discussão acerca da reforma da ONU

"Os Estados Unidos e a China concordaram em trabalhar paralelamente para bloquear o plano de alargamento do Conselho de Segurança da ONU proposto pela Alemanha, Brasil, Índia e Japão, afirmou o embaixador chinês na ONU" (Lusa)

"Portugal, não deixando de chamar à atenção para a conveniência de debater este assunto num ambiente aberto e consensual, e não sujeito a prazos artificiais, apoia as candidaturas da Alemanha, Brasil, Japão e Índia, e de mais dois países africanos, a membros permanentes do CSNU, sem direito de veto" Diogo Freitas do Amaral, Ministro dos Negócios Estrangeiros, no "Público", 04-08-2005.

Cabazada

O Barcelona ganhou por 9-0 ao Shenzhen Jianlibao.
Foi tudo demasiado fácil para o FC Barcelona no jogo de reabertura do Estádio de Macau na Taipa. O Shenzhen Jianlibao foi uma presa fácil para a arte e o engenho dos campeões espanhóis, que brindaram os espectadores com um festival de golos, num jogo em que o Barcelona mandou do princípio ao fim perante uns campeões chineses que foram pouco mais do que espectadores da classe do clube blaugrana, que até nem precisou de se esforçar muito... mais

Wednesday, August 03, 2005

Pois é

Tiro certeiro, Paulo Gorjão. Eu adiantava, ainda que noutra direcção, que recentemente A Caixa Geral de Depósitos abriu uma sucursal "offshore" em Macau e que a mesma Caixa firmou no início deste ano uma parceria com o banco Seng Heng , do mesmo senhor Ho.