Friday, December 21, 2007

Vou ali (aí)


Feliz Natal e de um Bom Ano Novo, que é como quem diz:
聖誕快樂! (sheng dan kuai le)
新年快樂! (xin nian kuai le)

Thursday, December 13, 2007

70 anos


Sete décadas depois, as feridas estão por sarar. O Massacre de Nanjing (Nanquim) ocupa na memória da China um lugar de luto, que, em muitos casos, se transforma em ressentimento e ódio face aos japoneses. A forma como em Tóquio se desculpabiliza – entre os sectores mais nacionalistas – a barbárie de Nanjing também impede que as relações sino-japonesas sigam o caminho da reconciliação entre franceses e alemães.

O Sínico presta tributo às centenas de milhar que pereceram nesse 13 de Dezembro de 1937.

"China marks 70th anniversary of 'Nanking Massacre", AP.

" 70th anniversary of Nanjing Massacre", Xinhua.

Tuesday, December 11, 2007

CINCO

Seguindo o desafio do Daniel, eis alguns entre outros:

A Clock Work Orange de Stanley Kubrik (1971)




La Haine de Mathieu Kassovitz (1995)




Underground de Emir Kusturica (1995)




Fa Yeung Nin Wa - In the Mood for Love, de Wong Kar Wai (2000)





Mou Gaan Dou - Infernal Affairs, de Andrew Lau Wai-Keung (2002)




Passo a corrente ao Bruno Senna Martins, ao Rui Nix e ao João André.

Saturday, December 08, 2007

Leituras Dominicais


1 - "(...) while German Chancellor Angela Merkel reiterated last month her purposes to launch a "new foreign policy" based on human rights rather than commercial interests, Sarkozy's visit marked the strengthening of a Sino-French strategic partnership and economic relations".


Federico Bordonaro, "For Paris, there's no China la rupture", Asia times.

2 -
"Thousands of people in Shenyang, capital of north-eastern China’s Liaoning province, took to the streets over several days last week, surrounding government offices to demand government help in recovering money from a pyramid-style financial scheme to raise ants for the manufacture of an aphrodisiac drug. ",
Via China Digital Times: "Thousands Protest Over Financial Losses From ”Ant Farming” Scam"

Uma breve nota

A propósito das polémicas declarações de Au Kam San na Assembleia Legislativa de Macau, esta semana:

"Intervenção de Au Kam San aqueceu tarde no hemiciclo", JTM
"Leonel e Coutinho juntos em protesto", Hoje Macau .

Mais interessante do que discutir sobre quem supostamente "roubou" mais, é reflectir sobre o que esteve ou está na base dos alegados "saques" (partindo do princípio que antes e depois de 1999 houve atitudes de delapidação do bem público). Ou seja, provavelmente, estamos perante um problema sistémico de deficiências em termos de "pesos e contra-pesos", transparência e (falta de) "accountability", independentemente de quem (portugueses ou chineses) a administrou ou administra este sistema tão peculiar com as suas "especificidades". O registo populista do senhor Au não é nada bom conselheiro para o debate, nem a forma como algumas reacções deviaram a atenção da discussão para o passado.

Wednesday, December 05, 2007

Ainda a Cimeira

A perspectiva de uma das mais conceituadas autoridades nas relações China-UE. David Shambaugh escreveu dias antes da Cimeira o que, na verdade, veio a ser confirmado numa Cimeira marcada por algum azedume:

"The 'China honeymoon' is over", David Shambaugh no IHT.

Tuesday, December 04, 2007

China Frágil - a visão de Susan L. Shirk



"China: Fragile Superpower: How China's Internal Politics Could Derail Its Peaceful Rise"

O tema tem sido recorrente entre os sinólogos norte-americanos. A perspectiva do colapso do sistema chinês guia muitos dos olhares que, do outro lado do Atlântico, analisam a China. Dentro de algumas semanas o "Sínico" partilha as suas impressões sobre este livro que emerge na mesa de cabeceira. Para já fica a apresentação da obra pela própria Susan Shirk, com direito a um debate interessante com o público.

Interpretar a vitória de Anson Chan

“The Democrats’ candidate Anson Chan Fang On-sang emerged as the clear victor with her unequivocal vision of direct election of the chief executive by 2012. And she achieved the result at a time when the economy is booming and the political waters calm, conditions that normally favour the pro-government camp. In an established democracy, Mrs Chan’s share of the popular vote would be accepted as an unambiguous mandate.”

Editorial do South China Morning Post (4-12-2007)

"Hong Kong, o regresso da "voz" da democracia", AG no Exílio de Andarilho.


Monday, December 03, 2007

Domingo eleitoral

a
Num dia em que Putin deverá ter "esmagado" nas legislativas russas e em que Chavéz pode ter tido luz verde para se perpetuar no poder (à hora em que escrevo este post os resultados do referendo ainda não são conhecidos*), "salva-se" a vitória de Anson Chan nas eleições intercalares para um lugar no Conselho Legislativo de Hong Kong. Um triunfo pleno de significado.

"Democracy champion wins HK poll ", BBC.

*Entretanto, ao que tudo indica, o "Não" venceu na Venezuela.

Saturday, December 01, 2007

Além da Cimeira: Um olhar sobre as relações entre a China e a União Europeia

José Carlos Matias, texto publicado no jornal Hoje Macau (30-11-2007)

Em Setembro de 2004, o académico norte-americano David Shambaugh escrevia, na revista “Current History”, que o relacionamento entre a China e a União Europeia estava a evoluir para um “eixo emergente que, com o tempo, será uma fonte de estabilidade num mundo volátil”. Nessa altura as visitas de alto nível e as cimeiras eram preenchidas por declarações de reforço da cooperação de uma parceria estratégica vista pelos dois lados como um jogo de soma positiva. De forma mais prosaica, o então Presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, recusava o que alguns críticos chamavam de “trade love affair”, garantindo que (...continuar a ler no Sínico Esclarecido)