Saturday, March 31, 2007

Thursday, March 29, 2007

Novas do "País dos Sorrisos"


1. Um cidadão de nacionalidade suiça foi condenado a dez anos de prisão por ter "bricado" com a imagem do Rei em noite de copos, ainda por cima no dia do aniversário de Sua divindade.

2. Já há data anunciada para as eleições na Tailândia.

Tuesday, March 27, 2007

Pequim-Moscovo-Pequim

A propósito da visita de Hu Jintao à Rússia, seguindo a sugestão do Paulo Gorjão vale a pena ler este texto:

"Hu's trip to Russia: Without love, but ...", Yu Bin no Asia Times.

Monday, March 26, 2007

Quinta Geração III



Um sinal:

"XI Jinping, who held leadership positions in Zhejiang and other provinces, was appointed secretary of the Shanghai Municipal Committee of the Communist Party of China over the weekend."

"Xi Jinping appointed Shanghai Party chief", Shanhai Daily.
"A Princeling Takes Control Of Shanghai", Forbes.

Leituras Pós-Dominicais

"North Koreans hungry for a deal", Donald Kirk no Asia Times.
"China's gamblers are prize in Macao's casino war", David Barboza no IHT.
"Reframing China Policy Debate 4: U.S. Engagement and Human Rights in China", ver e ouvir o debate no site do Carnegie Endowment.

Sunday, March 25, 2007

Há meio século

Nascia um projecto único nas relações internacionais. A Comunidade Económica Europeia (CEE), criada e desenvolvida sobretudo numa lógica funcionalista, merece que as velas sejam sopradas, de pulmões cheios, neste dia 25 de Março. Em 50 anos os progressos foram notáveis. A crise institucional e de certo modo de legitimidade é motivo para uma reflexão séria sobre o ritmo da integração (a questão dos passos e das pernas) e acerca do lugar da UE no mundo.E da aqui a 50 anos como sérá?"The Europe of 2057 is a larger place, its borders stretched eastward to encompass Turkey and, probably, Russia. It is a greener place, where wind and sun power have supplanted fossil fuels. It has been the battleground for at least one new war. And the dominant language is English"

A Ler no International Herald Tribune.

Surpresa!!!

"Hong Kong's Tsang Wins Easy Victory", The Guardian.

Friday, March 23, 2007

Passou despercebida

Image Hosting at ImageHosting.com
A escala de algumas horas que Li Changchun, membro do Comité Permanente do Politburo do Partido Comunista Chinês, fez na segunda-feira em Lisboa. Li encontrou-se com Sócrates. Do que falaram?

"Senior Chinese leader Li Changchun said here Monday that China is ready to advance the all-round strategic partnership with Portugal to a new level.
Li made the remark during a meeting with Portuguese Prime Minister Jose Socrates Monday evening.
Li, a member of the Standing Committee of the Political Bureau of the Chinese Communist Party Central Committee, stopped over in Lisbon Monday on his way to a four-nation visit to Latin America. The trip will lead him to Mexico, Venezuela, Suriname and Peru. He will also visit Samoa, a island nation in the South Pacific.
During his meeting with Socrates, Li said China is ready to join hands with Portugal to substantially enhance practical cooperation in all areas. He said the two countries should respect the concerns of each other and promote their all-round strategic partnership to a new level."


Agência Xinhua.

O que resta?

Rui Bebiano, no seu sempre interessante "A Terceira Noite", pergunta: que resta então, no «Império do Meio», do socialismo e da utopia comunista?

Entre as várias respostas em jeito de pergunta, sublinho estas:

"As coreografias mecanizadas dos desfiles militares e dos espectáculos desportivos? As recepções cerimoniais às delegações dos «partidos irmãos»? Os stands na Festa do Avante?"

Por outro lado devemos perguntar: O que é menos prejudicial para a China e para o mundo? O totalitarismo Maoísta ou o autoritarismo - "socialismo de mercado com características chinesas" - desevolvimentalista da Era de Deng Xiaoping, Jiang Zemin e Hu Jintao?

É claro que a Quinta modernização está por cumprir. A da democratização. É importante, por outro lado, verificar que existe uma tensão dentro do partido entre os que defendem um avanço mais rápido para a economia de mercado e outros sectores no Partido Comunista que procuram resistir a isso em nome do que resta do socialismo. Wen Jiabao e Hu Jintao procuram fazer uma síntese. E há sinais contraditórios. É a mão de ferro coma luva de veludo. Mas não deixa de ser interessante que a liderança fale e proponha o fim das propinas para o ensino obrigatório nas zonas rurais ou um esquema de saúde pública mais abrangente, além de outras medidas sociais (socialistas? sociais democratas? um neobismarkismo social?).

Wednesday, March 21, 2007

What if...

Image Hosting at ImageHosting.com

Image Hosting at ImageHosting.com

Um historiador australiano garante que um navegador português chegou primeiro à Austrália e Nova Zelândia que o famoso capitão britânico James Cook.
Com base num mapa antigo, Peter Trickett afirma aque uma armada de quatro embarcações partiu de Malaca para um missão secreta em 1522 tendo chegado à costa leste da Austrália e à ilha do norte da Nova Zelândia.

No livro "Beyond Capricorn", o historiador escreve que se o exército português não tivesse cometido o erro de tentar invadir sem sucesso Marrocos nos anos 1560, a Austrália poderia ter-se tronado numa colónia portuguesa. Trickett adiantou ainda, em declarações aos jornalistas, que "os australianos falariam agora português e jogariam bem melhor futebol" .


"A 16th century maritime map in a Los Angeles library vault proves that Portuguese adventurers, not British or Dutch, were the first Europeans to discover Australia, says a new book which details the secret discovery of Australia.
The book "Beyond Capricorn" says the map, which accurately marks geographical sites along Australia's east coast in Portuguese, proves that Portuguese seafarer Christopher de Mendonca led a fleet of four ships into Botany Bay in 1522 -- almost 250 years before Britain's Captain James Cook".


"Author: Map proves Portuguese discovered Australia", Reuters via CNN.

"We'd all be speaking Portuguese, I suppose," Trickett said. "And we'd be a lot better at soccer."

Ler também: "Portuguese visited New Zealand '250 years before Cook'", New Zealand Herald.


Macau-Pyongyang

"Ninguém sabe, quer ou pode comentar. Mas entre 1999 e 2002, de acordo com dados oficiais do governo de Macau, o regime de Pyongyang fez passar em trânsito pela RAEM quase 10 toneladas de armas e munições. Os serviços de Alfândega ainda começaram por se mostrar disponíveis para fornecer informações sobre o assunto. Mas, por “ordens superiores”, remeteram-se depois ao silêncio"

"Que armas fez a Coreia do Norte passar por Macau? , Ricardo Pinto no Ponto Final.

Bloggin' in Singapore

"How can Singapore, in its purported aim to become a cutting-edge knowledge-driven economy, afford not to have a vibrant digital news industry? For now, there are no indications as to whether this question is even being addressed in the corridors of power, though it is being vigorously discussed in various Web-based forums"

Alex Au no Asia Times.

Tuesday, March 20, 2007

Boas Vindas

Ao "Within a Sky Full of Earth ", um blog oriental interessante e de bom gosto. A visitar com regularidade.

Sunday, March 18, 2007

Leiruras Dominicais

"The third way for China", Review do livro The China Fantasy de James Mann por Benjamin A Shobert no Asia Times.

"Estado da Nação ", Maria João Belchior no China em Reportagem.

"China's Manchu speakers struggle to save language", David Lague no IHT.

Saturday, March 17, 2007

Beidou: espaço e posicionamento

Texto publicado no jornal Hoje Macau, 16 de Março de 2007.

José Carlos Matias

Nas últimas semanas, o programa espacial chinês voltou à agenda dos meios de comunicação devido à realização do teste anti-satélite que destrui um antigo satélite meteorológico no espaço. Um outro desenvolvimento que recebeu menos atenção reflecte um outro passo dado pela China no âmbito da tecnologia espacial: foi lançado o quarto satélite do sistema de navegação Beidou, depois de quatro anos de inactividade do programa de navegação por satélite da China. Começa assim a desenhar-se um sistema alternativo ao norte-americano GPS e mesmo ao sistema europeu Galileo, do qual a China faz parte enquanto parceiro externo preferencial. À medida que (ler mais no blogue Projecto Galileo)

Thursday, March 15, 2007

O Caso Banco Delta Ásia

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos divulgou um relatório arrasador sobre as actividades do Banco Delta Ásia. O Governo de Macau diz que nunca recebeu dos Estados Unidos quaisquer provas do envolvimento do Delta Ásia em actividades ilícitas com o regime norte-coreano.

Breves leituras na imprensa:

"China 'regrets' US ruling on bank ", BBC.
"N. Korea said to tie nuclear accord to freeing of funds", International Herald Tribune.
"China Says U.S. Move on Macau Bank Threatens Talks ", Bloomberg.


"O secretário para a Economia e Finanças do Governo de Macau, Francis Tam, afirmou hoje que os Estados Unidos não apresentaram qualquer prova de comportamentos ilícitos do Banco Delta Ásia.
O banco Delta Ásia é acusado pelos Estados Unidos desde 2005 de ser um dos suportes a alegadas actividades ilegais de e em favor da Coreia do Norte com vista ao financiamento do regime e do seu programa de armamento, nomeadamente o nuclear.
Questionado pelos jornalistas se o Tesouro norte-americano tinha apresentado provas de actividades ilegais do banco, Francis Tam respondeu apenas: "não".


Lusa/Macau

Tuesday, March 13, 2007

Sinais

As relações entre a União Europeia e a China no que diz respeito à cooperação em indústrias estratégicas e de tecnologia sensível podermsofrer algumas alterações. A China já tinha revelado que vai acelerar o desenvolvimento do Beidou - sistema de navegação e posicionamento por satélite, que objectivamente vai emergir como um rival quer do norte-americano GPS, quer do projecto europeu, o Galileo (em que a China está envovida como parceiro preferencial externo). Agora surge a notícia do projecto de construção de aviões comerciais de longo curso, o que irá colocar pressão sobre a concorrência, a norte-americana Boeing e a conturbada europeia Airbus.
Começa a desenhar-se uma relação de forças triangular em termos geo-económicos, especialmente no que diz respeito a indústrias estratégicas que envolvem aplicações militares e civis - aeronáutica e projecção de poder no espaço.

A ler com atenção:

"China's satellite navigation plans threaten Galileo", Paul Marks na New Scientist.
"China to challenge Boeing and Airbus", Jonathan Watts no The Guardian.

Monday, March 12, 2007

Leituras Pós-Dominicais

Fui alertado por um amigo para este texto de João Carlos Barradas:

"Os safanões da Bolsa de Xangai representam uma preocupação menor para os dirigentes chineses bem mais atormentados pelo esgotamento do modelo de desenvolvimento económico seguido desde os anos 80, como constatou, uma vez mais, o primeiro-ministro, Wen Jiabao, na abertura da sessão anual da Assembleia Nacional Popular."

No Jornal de Negócios

Friday, March 09, 2007

Propriedade

A nova lei da propriedade privada foi apresentada na Assembleia Nacional Popular. A Maria João Belchior chama a atenção para o significado deste passo que já sendo esperado, sabe-se que gera divisões dentro do Partido.
O Diário do Povo publica na íntegra a proposta.
A The Economist escreve:
"Property rights are at the root of both—which is why the dozing NPC delegates may have started a process this month that will one day change their country completely".
Ler também:
"China property law bolsters private rights", Reuters.

Tuesday, March 06, 2007

A Paz Celestial e o Mundo Harmonioso



Ao longo de mais de uma hora Li Zhaoxing falou dos grandes temas da actualidade internacional: Darfur, Médio Oriente, África, Japão, Coreia do Norte, Irão, posição da China no mundo, etc. Depois de atravessar a infindável Praça de Tiananmen - com membros do Exército Popular de Libertação e da Polícia a cada esquina (imagine-se uma praça com esquinas), numa tarde fria, bonita, azul clara, chego a sala que já está abarrotar de jornalistas de todo o mundo.
Li é uma figura "castiça": simpático, expressivo, e com uma ponta de sentido de humor. A conferência de imprensa começa com uma pergunta de um jornalista da Rádio China Internacional, órgão oficial:
"A China tem assumido um papel de cada vez maior relevância nas questões internacionais. Vários países ocidentais criticam a China por negligenciar os assuntos liugados aos direitos humanos nas relações bilaterais que estabelece. Qual é o seu comentário?"

As declarações de Li Zhaoxing na imprensa:

"China urges Japan to confront wartime sexual slavery", Reuters via IHT.
"China urges Iran to cooperate with nuclear agency", AP
"China hopes to see peace in Iraq and Middle East ", Xinhua.

Monday, March 05, 2007

ANP


No interior do Grande Palácio do Povo,o vermelho omipresente esmaga. A banda do Exército Popular de Libertação dá o mote para a entrada em cena os lugares-tenente da Quarta Geração. A sala estremece ao som da "Marcha dos Voluntários", o hino da República Popular da China.
Ao fundo, o primeiro-ministro prepara-se para falar à Assembeleia, ao país e ao mundo. Sociedade harmoniosa, novo campo socialista, desenvolvimento sustentável, protecção do ambiente, combate às desigualdades entre as zonas rurais e os centros urbanos e nova legislação sobre a propriedade privada e acerca dos impostos sobre as empresas vão ser as palavras mais ouvidas. Durante duas horas, Wen Jiabao fala com determinação ao som do virar de folhas dos quase 3000 deputados, em uníssono.
Horas mais tarde vejo na CCTV 9 um debate sobre as experiências democráticas nas aldeias chinesas. De que modo vai emergir a "democracia socialista com características chinesas"? Afinal qual é a relação entre o signo o significado e o significante destas palavras?

O discurso de Wen Jiabao na imprensa:

"China Premier Vows to Support Education ", The Guardian.
"China to expand subsistence allowance system to all rural poor ", Xinhua
"Premier Says China to Focus on the Poor ", CBS News.
"A healthier - and better armed - China", Asia Times

Sunday, March 04, 2007

Breves de Pequim

1. Os gastos da China com a defesa vão aumentar 17 por cento. Este é o valor anunciado para o orçamento que vai ser votado na sessão anual da Assembleia Nacional Popular.

2. Na véspera do início da Assembleia Nacional Popular um deputado chamou a atenção para as injustiças enfrentadas pelos trabalhadores migrantes. Wang Yuancheng defendeu mais direitos sociais e políticos para os migrantes.





minutos antes da cerimónia de abertura da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês

Thursday, March 01, 2007

De novo em trânsito

Photobucket - Video and Image Hosting

Photobucket - Video and Image Hosting

O Sínico estará até 8 de Março perto da Cidade Proibida.

21 anos

Parabéns à melhor rádio do mundo!

O Incidente 228

Foi há 60 anos. No dia 28 de Fevereiro de 1947 as forças do governo do Kuomintang reprimiram uma manifestação de dezenas de milhares de pessoas que protestavam em Taipé contra o Partido Nacionalista. As dúvidas permanecem quato ao número de mortes. Algumas centenas seguramente, vários milhares indicam alguns relatos. O debate ainda divide Taiwan:

"Hardline academics blame Japan for 228 Incident", Taipei Times
"Chen blasts Chiang over 228 role", Taipei Times.