Friday, December 21, 2007

Vou ali (aí)


Feliz Natal e de um Bom Ano Novo, que é como quem diz:
聖誕快樂! (sheng dan kuai le)
新年快樂! (xin nian kuai le)

Thursday, December 13, 2007

70 anos


Sete décadas depois, as feridas estão por sarar. O Massacre de Nanjing (Nanquim) ocupa na memória da China um lugar de luto, que, em muitos casos, se transforma em ressentimento e ódio face aos japoneses. A forma como em Tóquio se desculpabiliza – entre os sectores mais nacionalistas – a barbárie de Nanjing também impede que as relações sino-japonesas sigam o caminho da reconciliação entre franceses e alemães.

O Sínico presta tributo às centenas de milhar que pereceram nesse 13 de Dezembro de 1937.

"China marks 70th anniversary of 'Nanking Massacre", AP.

" 70th anniversary of Nanjing Massacre", Xinhua.

Pequim-Hong Kong-Pequim

"We are writing a critical chapter in Hong Kong's constitutional history," Tsang said, appealing to the public to be "calm, rational, pragmatic and responsible" in how they pursued the goal of universal suffrage. But Tsang's failure to recommend dates for direct elections drew immediate criticism from leading democrats.

Tuesday, December 11, 2007

CINCO

Seguindo o desafio do Daniel, eis alguns entre outros:

A Clock Work Orange de Stanley Kubrik (1971)




La Haine de Mathieu Kassovitz (1995)




Underground de Emir Kusturica (1995)




Fa Yeung Nin Wa - In the Mood for Love, de Wong Kar Wai (2000)





Mou Gaan Dou - Infernal Affairs, de Andrew Lau Wai-Keung (2002)




Passo a corrente ao Bruno Senna Martins, ao Rui Nix e ao João André.

Saturday, December 08, 2007

Leituras Dominicais


1 - "(...) while German Chancellor Angela Merkel reiterated last month her purposes to launch a "new foreign policy" based on human rights rather than commercial interests, Sarkozy's visit marked the strengthening of a Sino-French strategic partnership and economic relations".


Federico Bordonaro, "For Paris, there's no China la rupture", Asia times.

2 -
"Thousands of people in Shenyang, capital of north-eastern China’s Liaoning province, took to the streets over several days last week, surrounding government offices to demand government help in recovering money from a pyramid-style financial scheme to raise ants for the manufacture of an aphrodisiac drug. ",
Via China Digital Times: "Thousands Protest Over Financial Losses From ”Ant Farming” Scam"

Uma breve nota

A propósito das polémicas declarações de Au Kam San na Assembleia Legislativa de Macau, esta semana:

"Intervenção de Au Kam San aqueceu tarde no hemiciclo", JTM
"Leonel e Coutinho juntos em protesto", Hoje Macau .

Mais interessante do que discutir sobre quem supostamente "roubou" mais, é reflectir sobre o que esteve ou está na base dos alegados "saques" (partindo do princípio que antes e depois de 1999 houve atitudes de delapidação do bem público). Ou seja, provavelmente, estamos perante um problema sistémico de deficiências em termos de "pesos e contra-pesos", transparência e (falta de) "accountability", independentemente de quem (portugueses ou chineses) a administrou ou administra este sistema tão peculiar com as suas "especificidades". O registo populista do senhor Au não é nada bom conselheiro para o debate, nem a forma como algumas reacções deviaram a atenção da discussão para o passado.

Wednesday, December 05, 2007

Ainda a Cimeira

A perspectiva de uma das mais conceituadas autoridades nas relações China-UE. David Shambaugh escreveu dias antes da Cimeira o que, na verdade, veio a ser confirmado numa Cimeira marcada por algum azedume:

"The 'China honeymoon' is over", David Shambaugh no IHT.

Tuesday, December 04, 2007

China Frágil - a visão de Susan L. Shirk



"China: Fragile Superpower: How China's Internal Politics Could Derail Its Peaceful Rise"

O tema tem sido recorrente entre os sinólogos norte-americanos. A perspectiva do colapso do sistema chinês guia muitos dos olhares que, do outro lado do Atlântico, analisam a China. Dentro de algumas semanas o "Sínico" partilha as suas impressões sobre este livro que emerge na mesa de cabeceira. Para já fica a apresentação da obra pela própria Susan Shirk, com direito a um debate interessante com o público.

Interpretar a vitória de Anson Chan

“The Democrats’ candidate Anson Chan Fang On-sang emerged as the clear victor with her unequivocal vision of direct election of the chief executive by 2012. And she achieved the result at a time when the economy is booming and the political waters calm, conditions that normally favour the pro-government camp. In an established democracy, Mrs Chan’s share of the popular vote would be accepted as an unambiguous mandate.”

Editorial do South China Morning Post (4-12-2007)

"Hong Kong, o regresso da "voz" da democracia", AG no Exílio de Andarilho.


Monday, December 03, 2007

Domingo eleitoral

a
Num dia em que Putin deverá ter "esmagado" nas legislativas russas e em que Chavéz pode ter tido luz verde para se perpetuar no poder (à hora em que escrevo este post os resultados do referendo ainda não são conhecidos*), "salva-se" a vitória de Anson Chan nas eleições intercalares para um lugar no Conselho Legislativo de Hong Kong. Um triunfo pleno de significado.

"Democracy champion wins HK poll ", BBC.

*Entretanto, ao que tudo indica, o "Não" venceu na Venezuela.

Sunday, December 02, 2007

Saturday, December 01, 2007

Além da Cimeira: Um olhar sobre as relações entre a China e a União Europeia

José Carlos Matias, texto publicado no jornal Hoje Macau (30-11-2007)

Em Setembro de 2004, o académico norte-americano David Shambaugh escrevia, na revista “Current History”, que o relacionamento entre a China e a União Europeia estava a evoluir para um “eixo emergente que, com o tempo, será uma fonte de estabilidade num mundo volátil”. Nessa altura as visitas de alto nível e as cimeiras eram preenchidas por declarações de reforço da cooperação de uma parceria estratégica vista pelos dois lados como um jogo de soma positiva. De forma mais prosaica, o então Presidente da Comissão Europeia, Romano Prodi, recusava o que alguns críticos chamavam de “trade love affair”, garantindo que (...continuar a ler no Sínico Esclarecido)