Monday, October 24, 2005

Democracia, Socialismo e Pobreza

Vital Moreira indigna-se com o facto do Partido Comunista Chinês falar nos avanços rumo À democracia e socialismo num país como a China. Percebo a sua posição e, de facto, é algo owelliana a retórica "socialista" e democrática de um regime que conjuga a burocracia do "socialismo" de estado com o capitalismo selvagem, no sentido em que os direitos sociais são diminutos, senão mesmo inexistentes. No entanto, dizer que na China mais de150 milhões de pessoas vivem na pobreza, sem salientar que, por um lado 150 milhões é o equivalente a pouco mais de 10 por cento da população chinesa, e que, por outro, desde o início das reformas "capitalistas" de Deng Xiaoping, nos anos 1980, a China foi responsável por 75 por cento da redução da pobreza nos países em desenvolvimento, é uma observação que, no mínimo, peca pela falta de precisão.
A Blasfémia contradiz Vital Moreira, mas também peca por alguma desactualização quanto à natureza política e económica do regime chinês. É que a República Popular já não é apenas um país estatista, planificador e totalitário - trata-se de um regime autoritário, de partido único, que cimenta a sua legitimidade não na ideologia comunista que caíu em desgraça após a tragédia da Revolução Cultural, mas em dois vectores que me parecem pilares do "contrato social" chinês: o desenvolvimento e o crescimento económico de uma China que renasce e um regresso de um certo nacionalismo que vem substituir o vácuo ideológico deixado para trás pelo falhanço do socialismo chinês. Alguns autores tipificam a China como uma regime neo-autoritário desenvolvacionista, em que vai re-emergindo uma social-confucionismo. No entanto, fruto das desigualdades e disparidads socias provocadas inevitavelmente pelo capitalismo, a economia socialista de mercado está a deixar para trás milhões que passam ao lado das vacas gordas da nova era. Esse é um perigo real: a ruptura do contrato que foi alterado várias vezes desde a instauração da República Popular da China, em 1949.
Falar da China é de facto complexo. Ainda por cima usando a grelha de análise que utilizamos quando nos referimos ao "Ocidente". Não se trata de desculpabilizar os crimes cometidos no passado e no presente; trata sim de tentar perceber as dinâmicas centrípetas e centrífugas, amiúde contraditórias, de um país fascinante a vários níveis. Daqui de Macau apenas posso espreitar. E com este blogue procurar abrir uma porta. - como o próprio nome de Macau indica em Chinês: Ao Men (Ou Mun, em cantonense), ou seja a Porta da Baía.

1 comment:

Geosapiens said...

...óptimo esclarecimento...como sempre muito bom...um abraço...