Sunday, July 30, 2006

Unrest

Photobucket - Video and Image Hosting
"An unhappy toy story: Unrest in China", no IHT
Mais um exemplo da instabilidade que emerge no "Império do Meio". Ao contrário de outras manifestações, esta não é uma revolta camponesa, mas sim proletária...

A propósito vale a pena perder uns minutos e ler:

Esta entrevista a Hu Dongfang, na New Left Review

e a consultar o China Labour Watch

Saturday, July 29, 2006

Aí está

O novo número da Política Internacional. Uma edição com um forte componente de artigos sobre a China, através do Dossier "China no século XXI" para o qual tive a honra de poder dar o meu contributo.

Friday, July 28, 2006

Sobre a querra Israel-Hezzbollah (com adenda)

A que é travada no terreno e a de palavras que discorre na blogosfera, tenho lido e apreciado, particularmente, estes textos:

Planeta Hezzbollah, Rui Bebiano (Que saudades da Zona Non!), n'A Terceira Noite
"O regresso do reprimido", Miguel Vale d'Almeida
"As lealdades em debate", Bruno Sena Martins-Avatares e um desejo.

E já agora, aproveitando a sugestão do blogue supra-citado, vale a pena ler o que escreve o senhor Garton-Ash.

[Adenda]
Em todo o caso, salvaguardando algumas reservas quanto ao tom, encontro-me próximo do que Vital Mopreira e João Morgado Fernandes têm escrito.

Wednesday, July 26, 2006

Hong Kong democracy: A missão possível?

Photobucket - Video and Image Hosting
Numa altura em que auumentam as movimentações políticas de figuras que pretendem marcar a agenda da democratização, como Anson Chan e Regina Ip, Donald Tsang veio dizer claramente:

"Chief Executive Donald Tsang Yam- kuen, tottering under the full weight of public outrage for dragging his feet over universal suffrage, claims there's "absolutely no problem" with implementing full democracy in Hong Kong." (The Standard)

Mas ainda não avançou com a calendarização. O que significam de facto estas palavras? Manobra para aliviar a pressão, após a visita do ex governador Chris Patten ou será que Pequim tem na manga, de facto, uma data para o sufrágio directo e universal?

Sunday, July 23, 2006

Politics in Hong Kong: O duelo das damas da "democracia"

Photobucket - Video and Image Hosting
Anson Chan

Photobucket - Video and Image Hosting
Regina Ip
Estas poderão ser as senhoras que se seguem. As duas tiveram responsabilidades políticas no passado recente e agora surgem como cartas no baralho político de Hong Kong. Ambas falam de democratização, mas de maneira diferente.
"Ip accuses Anson over her five years of silence"

Wednesday, July 19, 2006

Vale a pena

Ler esta entrevista de Elias Jabbour ao jornal Avante, para perceber que ainda há quem se deixe seduzir pelo "wishful though" da via chinesa para o socialismo. Esta entrevista e o enquadramento que é feito na abertura reflecte também a maneira confusa como o PCP olha para a China. Quanto ao BE, pura e simplesmente teima em não querer perceber limitando-se a apontar o dedo em riste ( com ou sem razão) ao que se está a passar deste lado do mundo. A questão é que além das considerações normativas é importante que haja uma dimensão de análise e um pensamento português sobre este modelo de desenvolvimento. Nesse sentido é relevante também olhar para a história e peceber em que contexto Pequim se está a mover, quer do ponto de vista da Ecomomia Política Internacional, quer ao nível da Segurança Internacional. Frases feitas, sinofobias e eurocentrismos é que não nos levam a lado nenhum.

Monday, July 17, 2006

We came in peace; we are friends III

Vai ser criado um novo jornal económico em língua inglesa a China continental. Este fim-de-semana, a Academia de Ciências Sociais da China anunciou o lançamento da publicação da"China Economist".
A revista, que vai ser publicada de dois em dois meses, tem como objectivo dissipar a visão da China como uma ameaça económica, uma opinião que tem vindo a ganhar terreno nos Estados Unidos e na Europa.

Sunday, July 16, 2006

Hong Kong Democracy

O chefe do executivo de Hong Kong referiu-se pela primeira vez a uma data para a eleição directa e universal do líder do governo.
Donald Tsang afirmou ontem que 2012 seria uma data possível para a intrudução do sufrágio universal. As delcrações foram proferidas durante uma visita a Singapura e surgiram no mesmo dia em que Anson Chan, antiga secertária-chefe de Hong Kong ter dito que Hong Kong não é uma sociedade democrática.
O chefe do governo lançou ainda um recado… “As pessoas não devem continua a usar slogans oportunistas”.

Ler mais em "Hong Kong leader hints at full vote in 2012 - paper", Reuters.

Thursday, July 13, 2006

Chefe, mas muito

O Chefe do Executivo fez duras críticas a uma parte da população que não estará disponível para fazer compromissos.
Segundo a edição de ontem do jornal Va Kio, numa reunião com altas figuras da sociedade de Macau, Edmund Ho admitiu que surgiram novos problemas nos últimos dois anos, mas que algumas pessoas usam métodos da era colonial para ganhar o apoio da população.
O líder do governo frisou que o executivo tem responsabilidades face a compromisos, mas certas figuras também.
Edmund Ho aproveitou para deixar recados, lembrando que o conceito “um país” “dois sistemas” não pode servir de desculpa para pedir ao governo central benefícios nem para ir a Pequim pedir protecção face ao dsenvolvimento regional e à globalização.
Ao mesmo tempo, o chefe do governo disse querer melhor a comunicação com a poulação. Nesse sentido serão criados porta-vozes sectoriais.

Mais detalhes, aqui.

Tuesday, July 11, 2006

Macau (Delta Asia Bank) - North Korea Connection

"Uma mina de ouro chamada Coreia do Norte"
Mais de 9 toneladas de ouro em pouco mais de três anos. Por Macau – ou melhor, pelos cofres do Banco Delta Ásia – passava a totalidade da produção da Coreia do Norte. E até algumas das suas reservas. Os lingotes iam parar a uma empresa alemã de comércio de ouro em Hong Kong e o Delta Ásia extraía da operação importantes lucros

Um trabalho do jornalista Ricardo Pinto, no Ponto Final.

Maria João Rodrigues

Em entrevista:

"O que nós temos que fazer é justamente desenvolver esses novos factores competitivos mas também reformar o modelo social. O que é fundamental é que as pessoas estejam capacitadas para ter acesso ao emprego, mas esse emprego podem ser vários postos de trabalho, várias profissões ao longo da vida, portanto isto quer dizer que a educação e a formação é a grande prioridade, justamente para que as pessoas possam ter essa mobilidade profissional e esse horizonte que os permite estar sempre, de uma maneira ou de outra, no mercado de trabalho"

"A China é o país que tem sido mais visitado por comissários europeus em várias frentes e isso demonstra a vontade da UE em trabalhar com Pequim. Nós sabemos que a China tem problemas profundos de reequilíbrio profissional e portanto a China manifesta interesse e cooperação nessas visitas. Uma das lições da experiência europeia é que a nossa política regional não é só uma política para compensar a falta de rendimento, para compensar as regiões, é uma política para as tornar mais competitivas e mais produtivas".

Ler entrevista completa ao jornal Hoje Macau aqui

Ouvir na Rádio Macau.

Tuesday, July 04, 2006

O Quarto Poder

China has squeaked past Britain by the tiniest of margins to become the world's fourth-largest economy, according to the World Bank's latest calculations.
The World Bank said that by its official measure China produced US$2.263825 trillion in output in 2005, just US$94 million, or 0.004 per cent, more than Britain. China comfortably overtook Britain last year based on each country's gross domestic product converted into US dollars at current exchange rates.
Ler mais aqui

Parabens

Ao Bloguitica, um dos meus blogues favoritos, pelos três anos de existência

Sunday, July 02, 2006

Leituras Dominicais

1. "The lame duck and the greenhorn";
"The challenge of unilateralism"
Henry C. Liu no Asia Times.

2. "A divided electorate on Hong Kong anniversary", The New York Times