A República Portuguesa e a República Popular da China estabeleciam relações diplomáticas oficiais. Foi esse o prelúdio para o desenlace da questão de Macau. Os primeiros 20 anos das relações estiveram centrados na transição de administração de Macau; na última década o relacionamento sino-português procurou encaixar-se numa nova realidade. Pela forma como decorreram as negociações sobre Macau e pela forma de estar de Pequim e Lisboa na política externa as relações políticas são bastante positivas. A parceria estratégica firmada em Lisboa aquando da visita de Wen Jiabao, em Dezembro de 2005 procurava abrir a porta a uma nova dinâmica, cuja substância ficou por definir, além dos objectivos de expandir as trocas comerciais, o que tem estado a acontecer. Mas isso não deixa de ser pouco. Ao nível económico falta o resto: investimento cruzado, cooperação e algo de mais substancial em termos de intercâmbio cultural e académico. No futuro, ir-se-á fazer a História desta primeira década pós RAEM. Entretanto, vale a pena ouvir e ler quem tem olhado com atenção para esta relação bilateral:
1. Os 30 anos das relações diplomáticas entre Portugal e a China
11 de Fevereiro, 4.ª feira, às 18h30, no Centro Científico e Cultural de Macau, na Rua da Junqueira, n.º 30, em Lisboa.
- Embaixador João de Deus Ramos
- Prof. Doutor Moisés Silva Fernandes
2. Noutras iniciativas sobre a China e Macau, também em Lisboa, o Observatório da China organzia
2.1 - Ciclo de Conferências: Macau e China
10 de Fevereiro, 18h30
BMRR-Espaço Cidade Universitária
“Pesquisa de resistência duradoura à ferrugem alaranjada do cafeeiro na China”, por Vítor Várzea (Sub.Director e investigador do Centro de Investigação de Ferrugens do Cafeeiro, do Instituto de Investigação Científica e Tropical);
- “A China e a Lusofonia: O Papel do Fórum Macau”, por Rui Pereira (Téc.Sup. do Ministério da Economia e da Inovação)
2.2 De 12 a 14 de Fevereiro o IV Fórum Internacional de Sinologia continua, agora no Porto, na universidade Portucalense., um evento organizado pelo Instituto Portuguuês de Sinologia, Aqui está o programa completo.
No comments:
Post a Comment