Wednesday, April 15, 2009

Hu Yaobang, 20 anos depois

Photobucket

A 15 de Abril de 1989 morria Hu Yaobang, antigo secretário-geral do Partido Comunista Chinês. A morte deste dirigente visto como um reformista deu o mote para as manifestações de estudantes que viriam a invadir a praça de Tiananmen, poucas semanas depois.

Hu Yaobang morreu na sequência de ataque cardíaco durante uma reunião do Politburo do Partido Comunista Chinês. Aos 73 anos, falecia um dos mais importantes dirigentes da era da reforma, iniciada por Deng Xiaoping. Dois anos antes, tinha sido afastado do cargo de secretário-geral do Partido fruto de movimentações de dirigentes mais ortodoxos que viam com grande desconfiança as simpatias que Hu Yabang tinha pelos intelectuais reformistas e por figuras que defendiam a liberalização do sistema político.

Hu Yaobang tornou-se nos anos oitenta um ícone para a nova geração que pedia mais abertura e reformas políticas. Uma semana depois da sua morte, cerca de 100 mil estudantes marcaram presença no funeral de Hu Yaobang e rumaram à praça de Tiananmen para entregar uma carta ao então primeiro-ministro Li Peng em que pediam que a forma como Partido julgou o ex secretário-geral fosse revista e em que faziam apelos a reformas políticas. Estudantes de várias universidades começaram a juntar-se aos protestos que começaram por ser contra a forma como o Partido tratou Hu Yaobang e acabaram por se tornar no mais marcante movimento estudantil da China contemporânea, que terminou no dia 4 de Junho de 1989 com a repressão violenta do exército sobre os estudantes.

2 comments:

Maria João Belchior said...

Uma nota só - Dois dias depois do anúncio da morte de Hu Yaobang, já mais de mil estudantes estavam em Tiananmen e no dia 18 e 19 já o governo fazia reuniões de emergência para falar sobre o perigo das centenas de jovens que se juntaram à porta do Zhongnanhai.
Fez-se História.

José Carlos Matias (馬天龍) said...

Querida MJ
Obrigado pela nota.