Friday, November 25, 2005

A mudança que vem de dentro II

Frank Ching*


Por coincidência, a cerimónia de tributo a Hu aconteceu três dias depois da morte , aos 92 anos, de um outro dirigente do partido que foi reformador, Ren Zhongyi, antigo líder do PCC em Guangdong. Depois da sua reforma, Ren tornou-se altamente crítico à relutância do partido em avançar com reformas políticas. Em Abril de 2000, ele escreveu um artigo no jornal oficial do partido de Guangzhou no qual procura dar resposta aos problema colocado pelos quatro princípios cardeais enunciados por Deng, e os quais todos os membros do partido devem ter em atenção.

Os quatro princípios podem ser resumidos num: manter a liderança do partido. Mas Ren escreveu que é impossível manter a liderança do partido sem melhorá-lo. E “melhorar a liderança significa que a situação na qual ninguém pode constringir o partido tem de acabar, disse Ren. “O poder absoluto corrompe absolutamente. O partido precisa de ser supervisionado não apenas pelo partido, as pelas pessoas.”
O artigo foi publicado em duas outras publicações chinesa, sugerindo que há outros em posição de alguma autoridade que querem disseminar essas ideias subversivas. No longo prazo, a mudança na China virá mais provavelmente dos críticos que fazem parte do partido do que de fora, embora seja muito importante que haja críticos externos.
De outro modo, o mundo vai simplesmente que está tudo bem na China quando isso não é verdade.
Um dos críticos de fora doi George W Bush, que na semana passada, disse que Pequim devia seguir o exemplo de Taipé e tornar-se num regime democrático. “Ao mesmo tempo que a China reforma a sua economia”, disse Bush em Kyoto, no Japão, “os seus líderes estão a perceber que uma vez aberta a porta da liberdade, mesmo que apenas um pouco, nunca mais poderá ser fechada. Enquanto aumenta a prosperidade dos chineses, as suas exigência por liberdade política aumentarão igualmente”.
A China não gostou lá muito de ser comparada com Taiwan. Mas enquanto os líderes ficam desagradados com as críticas feitas em público pelos estrangeiros, o facto triste é que estas cosias precisam de ser ditas. Se o senhor Bush não o disser desta maneira, nenhum outro líder no mundo o vai dizer.

Excerto traduzido e adaptado de um artigo de opinião publicado no dia 23-11-2005, no South China Morning Post.

*Frank Ching é escritor e comentador de assuntos políticos em Hong Kong.

1 comment:

Geosapiens said...

...é desta vez...Bush disse o que devia ser dito...haja pelo menos uma vez que acerte...e tens razão quanto ás reformas...tem mesmo que vir de dentro...um abraço...