Wednesday, August 30, 2006

Golpes d'Ásia I *

China e Vietname: transições e balança de poderes

Os caminhos da China e do Vietname cruzaram-se por várias vezes ao longo do século XX, gerando inimizades, desconfianças e uma guerra: em 1979 quando o Exército Popular de Libertação invadiu o território vietnamita, naquela que foi designada também de “Terceira Guerra da Indochina”.
Na altura faziam-se sentir os efeitos do cisma sino-soviético e da guerra entre o Vietname e o Camboja de Pol Pot. Mais de um quarto de século depois, os caminhos entre Hanói e Pequim cruzam-se de novo, mas agora sob a égide do pragmatismo e da transição de dois países que viveram experiências díspares, mas de algum modo comparáveis, de “socialismo real” para o capitalismo. Enquanto, pouco depois da guerra sino-vietnamita, Pequim começou a abandonar o colectivismo, num processo de desmaoização da sociedade e sobretudo da economia, sob o comando de Deng Xiaoping, Hanói abraçava o início da abertura à economia de mercado em 1986, quando o Partido Comunista do Vietname (PCV) decretou o início do período “doi moi” (Renovação). Contrariamente ao que Gorbatchov fez na URSS, a abertura no Vietname, à semelhança do que aconteceu na China, foi essencialmente económica e não política. Mas as semelhanças do percurso entre os dois vizinhos da Ásia Oriental não se ficam por aqui.
A abertura à economia de mercado trouxe consigo um movimento de melhoria geral das condições de vida da população. Mas, tal como no país vizinho, o desenvolvimento está fazer-se também à custa de expropriações em grande escala que estão a causar ondas de protesto, uma vez que as compensações pela perda de propriedade chegam tarde e são geralmente bastante inferiores ao que tinha sido prometido. Em Julho, quase diariamente dezenas de pessoas juntaram-se em frente da sede do PCV e nos “encontros com o povo” promovidos pelas autoridades. Em Abril, milhares de pessoas de três provícnias meridionais enviaram cartas ao governo em que acusam as autoridades locais de fazer expropriações ilegais.
Tal como a China, também o Vietname é cada vez mais destino de Investimento Directo Estrangeiro, mas o curioso é que uma fatia desse investimento provém justamente de capital chinês. Também ao nível do comércio bilateral, as ligações são cada vez mais significativas: em 2005 as trocas ultrapassaram 8 mil milhões dólares; em 2010 espera-se que atinjam 10 mil milhões. Politicamente é signifiactivo que a primeira visita ao exterior do recém-empossado primeiro-ministro vietanamita, Nong Duc Manh, tenha sido a Pequim. Na sequência dos econtros com os dirigentes chineses - como é habitual – Hanói e Pequim assinaram vários acordos de cooperação.
No entanto, simultaneamente, o Vietname vai fortalecendo o seu relacionamento com Washington, agora que o tempo vai sarando as feridas do passado belicoso. Em Junho, o Secretário da Defesa dos Estados Unidos, Donald Rumsfeld, anunciou passos no sentido de reforçar a cooperação militar. Numa altura em que oVietame prepara a entrada na Organização Mundial de Comércio, e num cenário de forte crescimento económico, a China e os EUA competem pela fidelidade de Hanói. Os vietnamitas vertamente que agradecem, uma vez que assim poderão maximizar a sua posição estratégica e tirar proveitos económicos. A sua posição é clara, como disse Ton Nu Thi Ninh, vice-persidente da Comissão Parlamentar dos Negóciso Estrangeiros, ao New York Times: Neither "leaning over" toward Washington”, nor “bow” to Beijing. A administração Bush entretanto vai monitorizando a exopansão da rede económica e coemrcial da China no espaçod a Ásia Oriental, considerado “vital” para a segurança internacional norte-americana. Como escreve Jane perlez, no NYT: The Bush administration, also concerned about Beijing's designs in Asia, is happy to provide a counterweight. The competition between Beijing and Washington for Vietnam's allegiance sometimes seems toe-to-toe.


* Este é o primeiro de uma série de vários textos que planeio escrever sobre a Ásia Oriental, nomeadamente, acerca das relações da China com os países vizinhos.

No comments: