Friday, March 23, 2007

O que resta?

Rui Bebiano, no seu sempre interessante "A Terceira Noite", pergunta: que resta então, no «Império do Meio», do socialismo e da utopia comunista?

Entre as várias respostas em jeito de pergunta, sublinho estas:

"As coreografias mecanizadas dos desfiles militares e dos espectáculos desportivos? As recepções cerimoniais às delegações dos «partidos irmãos»? Os stands na Festa do Avante?"

Por outro lado devemos perguntar: O que é menos prejudicial para a China e para o mundo? O totalitarismo Maoísta ou o autoritarismo - "socialismo de mercado com características chinesas" - desevolvimentalista da Era de Deng Xiaoping, Jiang Zemin e Hu Jintao?

É claro que a Quinta modernização está por cumprir. A da democratização. É importante, por outro lado, verificar que existe uma tensão dentro do partido entre os que defendem um avanço mais rápido para a economia de mercado e outros sectores no Partido Comunista que procuram resistir a isso em nome do que resta do socialismo. Wen Jiabao e Hu Jintao procuram fazer uma síntese. E há sinais contraditórios. É a mão de ferro coma luva de veludo. Mas não deixa de ser interessante que a liderança fale e proponha o fim das propinas para o ensino obrigatório nas zonas rurais ou um esquema de saúde pública mais abrangente, além de outras medidas sociais (socialistas? sociais democratas? um neobismarkismo social?).

No comments: