Wednesday, February 09, 2005

O Século Chinês


A China deverá ultrapassar os Estados Unidos como maior potência económica do mundo em 2025. A previsão é feita pelo economista Oded Shenkar, autor do livro recém-lançado “The Chinese century”
Sem querer ser profético, Oded Shenkar é claro: A China é mesmo o futuro e poderá ultrapassar os Estados unidos como maior economia do mundo já dentro de 20 anos. O que é novo na análise deste investigador da Universidade do Ohio é a data. Outros autores previam que a ascenção da China como principal potência económica deveria acontecer apenas por volta de 2050.
No Livro recém-lançado "The Chinese century”, autor compara o crescimento e a emergência da China nas primeiras décadas do século XXI com o que se passoun com os estados unidos no final do século XIX. Na altura a maior potência a Inglaterra não levava a sério o crescimento verificado nos Estados Unidos e depois foi o que se sabe.
Oded Shenkar argumenta que o crescimento económico da China actualmente é bem superior aos números oficiais. Para isso tem contribuído a transferência de tecnologia efectuada por empresas multinacioanis que tem investido na China. Com isso os chineses têm aprendido com as melhores práticas, tendo vantagem comparativa face à Europa e aos Estados Unidos devido ao baixo custo de produção e da mão de obra.

Shenkar, Oded, "The Chinese Century : The Rising Chinese Economy and Its Impact on the Global Economy, the Balance of Power, and Your Job ", Wharton School Publishing , 2004.

1 comment:

OR said...

Os direitos sociais e laborais não deveriam aparecer entretanto? e, se aparecerem, não condenarão tal profecia?