Thursday, November 24, 2005

Confirmam-se as piores expectativas

Lusa, Pequim- A poluição invadiu 70% dos rios e lagos chineses, noticia hoje a agência oficial chinesa Nova China, citando informações divulgadas durante uma conferência sobre rios e lagos realizada na província de Jiangxi, no leste do país.
"Os problemas que mais afectam os recursos hídricos chineses são a diminuição dos pântanos, além de problemas de diminuição, disfunção e contaminação dos caudais dos rios", disse no encontro Chen Bangzhu, director de assuntos populacionais, pesquisas e meio ambiente da Conferência Consultiva de Políticas da República Popular da China, citado pela agência.
As causas da poluição, segundo Chen, são o rápido crescimento económico, a expansão populacional e demográfica e a falta de planeamento nos programas de desenvolvimento do país.
O investigador apontou ainda outras causas, como a falta de leis de preservação de recursos hídricos e a inadequada vigilância.
As autoridades de Harbin, capital da província de Heilongjiang, no nordeste do país, cortaram na segunda- feira o abastecimento de água da cidade devido à contaminação química do rio Songhua, que a abastece.
Um lençol de benzol de 80 quilómetros de extensão está a flutuar no rio e a aproximar-se de Harbin, contaminando com o químico cancerígeno as nascentes de água da cidade, que fornecem 90 por cento da água consumida pelos seus oito milhões de habitantes.
A fuga de benzol foi causada pela explosão de uma fábrica de produtos petroquímicos no passado dia 13 de Novembro na cidade de Jilin, que fica na margem do rio Songhua, a cerca de 380 quilómetros a montante de Harbin.
As toxinas no rio, segundo a autoridade ambiental da província, estão a um nível 100 vezes mais alto do que o normal e os níveis de benzol entre 30 e 100 vezes acima do nível normal na água para abastecimento humano Lusa

Entretanto:
A chemical plant of Jilin Petrochemical Company under China National Petroleum Corp. should be held responsible for the pollution of Songhua River, said Zhang Lijun, deputy director of the State Environmental Protection Administration, at a press conference here Thursday.


Deputy general manager of China National Petroleum Corp.(CNPC) Zeng Yukang expressed his sincere sympathy and deep apologies to the residents of northeast China's Heilongjiang province, for the pollution of the Songhua River caused by the blast in a chemical plant under the CNPC Jilin Petrochemical Company.

Infelizmente só depois de tragédias ambientais como esta é que vão ser tomadas as medidas, em reacção, sem se ter tido uma postura de prevenção. Há muito que fazer na China em termos ambientais. O crescimento a qualquer custo, sem freio nem regras traz estes resultados.

A académica Elizabeth Economy, reputada sinóloga, reflecte sobre as questões ambientais na China, na Globalist, no artigo "Can China Go Green?"

1 comment:

Geosapiens said...

...veremos se não é pela área ambientalista que começam os movimentos permitidos...como na antiga URSS...um abraço...