Monday, May 22, 2006

Donald Tsang e Anson Chan: détente à vista?

Photobucket - Video and Image Hosting
Photobucket - Video and Image Hosting
Do que é que falaram Donald Tsang e Anson Chan este fim-de-semana em Macau? A pergunta surge depois de um encontro informal entre o chefe do executivo de Hong Kong e a antiga número dois do governo vizinho. O porta-voz de Donald Tsang garante que não se falou de política, mas em Hong Kong poucos acreditam.
Foi um econtro quase secreto. Este fim-de-semana em Macau estiveram reunidos as duas figuras políticas mais importantes de Hong Kong.. Donald Tsang, o chefe do executivo e Anson Chan, antiga número dois na RAEHK que é vista como potencial concorrente de Tsang na luta pela chefia do governo.
Em declarações ao The Standard, um porta-voz do líder do governo de Hong Kong recusa dar significado político aeste encontro, mas poucos tem dúvidas de que o futuro próximo da antiga colónia britânica este em cima da mesa.
Donald Tsang disse apenas que os dois passaram um bom tem juntos, num a reunião que juntou outros antigos membros do Conselho Executivo de Hong Kong.
Quando os jornalistas perguntaram ao líder do governo se este encontro tinha sido programado por Pequim, este respondeu que não fazia comentários.
O encontro tem sido encarado como um quebrar do gelo na relação entre os dois depois de no ano passado Anson Chan ter saído à rua ao lado dos manifestantes pró-democracia no dia 1 de Julho.
Neste contexto emergem algumas questões:
- Porque é que o governo de Hong Kong supostamente deu a dica aos jornalistas sobre este encontro?
- Foi Pequim que promoveu esta reunião?
- Será que Tsang conseguiu convencer Chan a não concorrer contra ele em 2007, na luta pela chefia do governo de Hong Kong?
-Ou será que apenas estiveram a beber chá, a comer uns pastéis de bacalhau e a visitar o centro histórico de Macau?
Ler mais em "Macau for `good time' not politics", The Standard.

1 comment:

Geosapiens said...

...lá estás tu a ser Sínico...
...foi por causa dos pasteis de bacalhau que se encontraram...são muito bons...;)...
...um abraço...