Friday, May 05, 2006

Momentos Zen

Photobucket - Video and Image Hosting
1.Sem papas na língua, como é hábito, Joseph Zen critica o governo central de controlar a Igreja Católica. O bispo, recém-nomeado cardeal, afirma, em entrevista ao jornal "O Clarim" (sem link), que Pequim não está muito contente com o facto do Vaticano o ter designado Cardeal. Adianta mesmo que houve padres e freiras que tiveram instruções para não o felicitarem.
Joseph Zen vai a Roma aindna este mês para se econtrar com o Papa Bento XVI. Nessa reunião será discutido o processo de aproximação com Pequim. Um diálogo dificultado pelas recentes nomeações por parte da Igreja Católica Patriótica de dois Bispos.
Acerca da liberdade religiosa na China, Zen critica fortemente Pequim, dizendo que a Igreja Católica não oficial, a chamada clandestina, que presta obediência ao Papa, corre perigo todos os dias. Mesmo a igreja católica patriótica é muito controlada.
O bispo garante que no continente tanto padres como freiras são constantemente vigiados.
Quanto à política em Hong Kong, Joseph Zen reafirma que vai estar atento à questão do artigo 23. Se a lei anti-subversão voltar a ser apresenetada, os católicos da região vizinha, assegura, descem de novo à rua ao lado dos manifestantes. Isto porque, diz, a implementação do artigo 23 coloca em perigo as liberdade cívicas.
Na análise à situação do outro lado do Delta do Rio das Pérolas, Zen defende que no regime colonial, apesar de não haver democracia, as liberdades eram respeitadas, o que não é de todo verdade depois 1997.

2. Hoje é dia do Buda.
Photobucket - Video and Image Hosting Photobucket - Video and Image Hosting

1 comment:

sabine said...

Que estupidez, um Estado querer controlar uma confissao religiosa!