Wednesday, May 20, 2009

A Sexta geração (diliudai)

Com os lugares-tenentes da quinta geração (diwudai) da liderança chinesa definidos – Xi Jinping, Li Keqiang e Li Yuanchao, por esta ordem hierárquica – os olhares dos China Watchers viram-se agora para a Sexta Geração, ou seja os líderes que vão, em princípio, assumir o poder em 2022-2023.

Neste processo de ascensão, o presidente e secretário-geral Hu Jintao procura colocar homens com perfil que lhe agrade em postos de governador, vice-governador ou secretário provincial do Partido. Para isso conta com a preciosa ajuda de Li Yuanchao, membro do Politburo conotado com a linha de Hu, desde os tempos da Liga da juventude Comunista, responsável pelo Departamento de Organização do Partido.

Os homens que surgem aos olhos de Willy Lam na vanguarda da diliudai são Hu Chunhua, Zhou Qiang e Sun Zhengcai e Nur Bekri:

Photobucket
Hu Chunhua – 46 anos, natural da província de Hubei. Actualmente é Secretário do partido em Hebei. Antes foi governador na mesma província e primeiro secretário da Liga da Juventude Comunista Chinesa. De 2001 a 2007 fez parte do Comité permanente do Partido no Tibete.


Photobucket
Zhou Qiang – 49 anos, natural, natural da província de Hubei. É governador da província de Hunan. Foi secretário do Comité central da Liga da juventude Comunista e membro do Comité dos Assuntos de Justiça da Assembeia popular Nacional.


Photobucket
Sun Zhengcai – 46 anos, natural da província de Shandong. Desempenha o cargo de Ministro da Agricultura. Antes liderou o Secretariado do Partido no Município de Pequim.


Photobucket
Nur Bekri- 48 anos, natural da Região Autónoma de Xinjiang onde é presidente do governo. É de etnia uigur, tendo passado quase toda a vida na região. Foi dirigente parte da delegação da Liga da juventude Comunista em Xinjiang.

Num artigo publicado na Revista China Brief, Lam escreve que o Presidente Hu está a procurar, de facto, escolher o sucessor do seu sucessor, um pouco à imagem do que Deng Xiaoping fez consigo, em 1992:

By ensuring the political future of Zhou and Hu, President Hu will in fact be picking Xi’s successor. This somewhat Byzantine practice of gedai, or “cross-generational” designation of leaders is not without precedent. At the 14th Party Congress in 1992, patriarch Deng surprised ex-president Jiang by effectively appointing the latter’s successor. At Deng’s insistence, Hu, then a 49-year-old ex-Tibet party secretary, was promoted a member of the Politburo Standing Committee—and made the “core” of the Fourth-Generation leadership.

Para uma outra leitura, mais official, bastante útil sobre a emergência da Sexta Geração, vale a pena também prestar atenção ao texto Roads to leadership in China

No comments: