Thursday, August 11, 2005

Negócios da e na China

1. O gigante norte americano da Internet, Yahoo está em negociações para a compra de uma participação na Alibaba.com, empresa chinesa de comércio electrónico . De acordo com a agência Xinhua as conversações estão quase concluídas. A YAHOO deverá adquirir 35 por cento da Alibaba.com por quase mil milhões de dóalres, cerca de 8 mil milhões de patacas.

2. Ainda nos negócios da China, mas em sentido contrário, A Companhia chinesa Huawei Technologies pode estar perto de comprar o gigante inglês das telecomiunicações, Marconi.
Apesar das especulações, a Maarconi já emitiu um comunicado em que revela que as negociações estão apenas numa fase preliminar.
Caso se confirme este negócio será a segunda grande aquisição de uma grande multinacuoanl por parte de uma companhia chinesa, depois da Lenovo ter adquirido a unidade de computadores pessoais da IBM.
Neste caso, a Huawei é o maior fabricande de queipamentos de telecomunicações da China e já tem acordos de distribuição e de investigação e tecnologia com a Marconi.

3. O Porto Xangai registou em julho um volume record de movimento de mercadorias, atngindo cerca de 40 milhões de toneladas, um valor que representa mais 14 por cento que no memso mês do ano passado.
A Administração do Porto da capital económica da China explicou ao jornal China Daily que este aumento deve-se à recente valorização do yuan e ao crecsimento da economia do Delta do Rio YangTzé.

No comments: