Wednesday, September 14, 2005

A vitória de Koizumi

Confesso que não estou muito por dentro dos assuntos nipónicos. No entanto, acompanho a média-distância o que se vai passando na vida política e económica do Japão. Acerca da privatização dos Correios, percebo as reservas de Geosapiens, mas considero que esta é uma medida necessária, entre outras, para tornar a economia japonesa mais competitiva e menos agrilhoada aos lobbies e grupos de pressão que infestam o tecido económico, a começar pelo Partido Liberal Democrata de Koizumi. Num sistema transparente e em que é relevada a accountability, a privatização dos correios não trará males de maior. Mas resssalvo que estas observações são eminentemente superficiais, por isso desde já apelo aos bloguers mais entendidos nos assuntos do país do Sol Nascente para opinarem sobre assunto. Em traços gerais concordo com este editorial do New York Times, via IHT:

Japan needs postal service privatization, two-party democracy and a more constructive relationship with its neighbors and trading partners. Only the first was advanced by Sunday's election.

P.S. Na liderança de Koizumi o que me preocupa mais são os laivos nacionalistas patentes nas visitas aos túmulos de soldados acusados de crimes de guerra e o inevitável alinhamento com a política externa da Casa Branca. Mas quanto a este último aspecto, trata-se de uma aliança estrutural que se entende. Não quero com isto subscrever a nipofobia do nacionanalismo chinês, que levanta constantemente os fantasmas do passado; apenas sublinho que a reminilitarização do Japão, a par de outras potências asiáticas, pode gerar desiquilíbrios perigoso no sistema geopolítico da Ásia Oriental.

1 comment:

Geosapiens said...

...é interessante a perspectiva...depende a quem vão entegar a privatização dos correios...não é?
...O PLD...ao que parece tem sido o partido hegemónico a seguir ao pós guerra...sabes a que isso se deve? qual ou quais os partidos que poderiam ser os da oposição a disputar o lugar de força hegemónica de centro-esquerda (visto o PLD ser de centro-direita)...o Partido Democrata?
Quanto ao rearmamento do Japão...não será mais razoável ver que uma futura guerra nessa zona será entre a China Continental e a Formosa (a vossa Taiwan)...ou entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte?