Saturday, June 02, 2018

Geografias e pensamentos

Editorial Plataform Macau 18/05/2018

Será o mundo composto, primordialmente por nomes ou verbos? Esta é uma pergunta fundacional lançada pelo psicólogo social norte-americano Richard Nisbett no livro Geography of Thought, em que o autor estuda as diferenças cognitivas entre ocidentais e orientais.
Ao passo que, por exemplo, para os gregos antigos as coisas pertenciam à mesma categoria se fossem descritas pelos mesmos atributos, para os chineses antigos a partilha de atributos não fazia com que fizessem parte da mesma classe. Era necessário que pudessem influenciar-se através de ressonância. Enquanto as categorias são denotadas por substantivos, as relações envolvem direta ou implicitamente verbos, que que relacionam os objetos denotando ações e reações. Ou seja, nada nem ninguém existe, isoladamente e independentemente. Tudo está relacionado. Nesse sentido, para realmente conhecer algo é fundamental entender todas as relações do objecto, coisa ou pessoa, quase como uma melodia que conjuga as notas e os tempos.
Em Macau este exercício reveste-se de idiossincrasias que densificam a procura desse caminho (Dao‭ ‬‮٩‬D). Ao celebrar o seu quarto aniversário, o PLATAFORMA prossegue a sua missão de procurar ligar as ações e relações entre verbos, objetos, textos, subtextos e, sobretudo, contextos. 
Na edição desta semana sobressaem duas vozes que representam facetas daquilo que se pode designar por “Espírito de Macau”. Uma delas é a do jurista, ex-deputado e membro do Conselho Executivo Leonel Alves pelo percurso ímpar de ponte entre comunidades, valores e interesses e pelo que afirma, sugere, alerta e procura construir para o futuro na entrevista de fundo que publicamos hoje. A outra é de um jovem talento local que inaugura um novo espaço dedicado à opinião e análise com a marca PLATAFORMA. Jacky Lee, nascido e formado, primeiramente em Macau, estudou Direito em Portugal e é um exemplo da nova geração de quadros bilingues que emergem na esfera pública e que pensam Macau numa perspetiva aberta e global.   
José Carlos Matias  18.05.2018


No comments: