Tuesday, January 17, 2006

As faces da História

Image hosted by Photobucket.com

A propósito do comentário do Nic, - "basta olhar para Macau e ver como a historia reza do outro lado das portas do cerco!" - recordo aqui declarações do historiador Geoffrey Gunn:

"Está a dizer que estão a rescrever a História?
Já reescreveram, já foi feito. E devem ter estado a trabalhar nisso desde altura em que publiquei o livro [em 1996] e a prepararem-se para a hora da transição. Em 1999, havia duas "Histórias da China", impressas em Xangai e Hong Kong, que usaram documentos do Partido Comunista para escrever estas versões patrióticas da História. Encontram-se à venda em todas as livrarias aqui de Macau, da autoria de historiadores do continente que as publicaram em 1999. E estes são os livros que as pessoas de Macau lêem, ninguém lê o meu livro." Ler a entrevista aqui.

Do lado português existe também naturalmente uma certa versão nacionalista do Império benigno lusitano.
Quanto à questão da "descoberta" da América por Zheng He, é preciso primeiro ler so livro de Gavin Menzies e outros documentos.

1 comment:

Bruno Santos said...

Só para reforçar a ideia e sua importância acrescento que em Junho de 2005 escrevi no Alerta Amarelo, um blogue que entretanto cessou a actividade, um "post" intitulado "1421 e a saga dos eunucos", onde faço uma simples citação do livro que é, no entanto, esclarecedora sobre o seu conteúdo.

"Se eu encontrei alguma informação que lhes escapou, foi apenas porque eu sabia interpretar aqueles extraordinários mapas e cartas que revelam o percurso e a extensão das viagens que as grandes frotas chinesas fizeram entre 1421 e 1423.
Colombo, Gama, Magalhães e Cook iriam posteriormente fazer as mesmas "descobertas" e reclamá-las como sendo suas, mas todos eles sabiam que estavam apenas a seguir pisadas de outros porque, quando partiram para as suas próprias viagens em direcção ao "desconhecido", levaram consigo cópias dos mapas chineses. Parafraseando uma citação famosa: se eles conseguiram ver mais além do que todos os outros foi porque estavam em cima dos ombros de gigantes."

Gavin Menzies, "1421 - O ano em que a China descobriu o mundo", Dom Quixote.