Monday, January 16, 2006

Qual Álvares Cabral, qual quê!?

"Uma cópia do século XVIII de um mapa chinês do mundo desenhado em 1418, hoje revelado em Pequim, mostra que os chineses terão chegado ao Brasil antes dos portugueses.
Os chineses terão ainda descoberto o caminho para a Índia antes de Vasco da Gama e chegado à América antes de Colombo, segundo o mapa, datado de 1763 e cópia de um outro que terá sido desenhado décadas antes de Bartolomeu Dias dobrar o cabo da Boa Esperança, em 1487.". Lusa

5 comments:

Bruno Santos said...

A Lusa só erra em duas coisas. O livro chama-se "1421 - O Ano em que a China descobriu o mundo" (não a América)e no nome do seu autor, Gavin Menzies.
A leitura do livro é uma aventura extraordinária e um belo instrumento para a compreensão dos dias de hoje. Mesmo dos dias de amanhã.
Da Dom Quixote.

Ma Tin Long said...

Bruno,
Bem observado. Tenho o livro na wishlist já há algum tempo.

Nic said...

mas isto nao e' novidade. a historia e' contada de acordo com quem a conta. como ate' aqui o mundo tem sido dominado pelo ocidente, a versao ocidental tem sido a oficial!

basta olhar para macau e ver como a historia reza do outro lado das portas do cerco!

A. Tlön said...

É um excelente livro sim senhor. Interessa-me sobretudo procurar compreender o que levou a China a fechar-se novamente sobre si numa altura em que começava a ter o mundo desenhado em cima dos joelhos.

Sérgio

Bruno Santos said...

A China sabe "ler" os ciclos da História. Sabe quando é tempo de agir e quando é tempo de não agir (wu-wei).
Huan-Ti mandou queimar quase todos os clássicos mas protegeu, por exemplo, o I Ching.
Essa pode ser uma explicação para a nova saga chinesa e da sua compreensão pode também depender o destino de Portugal.