Thursday, June 08, 2006

A Mão de ferro com luva de veludo

A cruzada de Pequim contra a liberdade de acesso à informação teve um novo episódio pouco edificante. O motor de busca google.com foi bloqueado em várias regiões e províncias da China.
De novo, o regime chinês se assemelha à mão de ferro com luva de veludo. Por um lado a economia chinesa abre as portas às influências externas com a abertura das portas de vários sectores ao investimento directo estrangeiro, ao mesmo tempo que os hábitos de consumo dos chineses se vão tornando mais exigentes, numa sociedade em que a classe média vai engordando de ano para ano; por outro o controlo sobre a liberdade de expressão e de acesso à informação. Este exercício acrobático afigura-se cada vez mais como a "quadratura do círculo".

1 comment:

C said...

Olá Zé Carlos,
Estás bom? Em Lisboa, nas Juntas de Freguesias, acabámos de quebrar o jejum de não se comemorar o Dia 10 de Junho, Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Deixo desde já em anexo, o programa das cerimónias populares e das autarquias locais para o 10 de Junho. Portugal e os Portugueses merecem.

Bom feriado e Viva Portugal, Camões e as Comunidades Portuguesas pelo mundo dilatadas que não poderão nunca ser esquecidas (aos emigrantes Portugueses, muito devemos)!

ver www.passaleao.blogspot.com

Um abraço,
Vitório