O taoismo é pouco compatível com uma leitura leninista da ordem social, inspirada no mote "might over right". O wisdom do huang di é ainda menos compatível com cartas de alforria e "government by consent". Por que estas exigem partilhar o poder que se tem.
Caro Arnaldo, É de facto um exercício acrobático atípico. Juntar a concepção (ainda) leninista do estado e da sociedade e o taoísmo. Mas convém notar que a declaração é de Jia Qilin, membro do Comité Permanente do Politburo e presidente da Coneferência Consultiva Política do Povo Chinês, o mesmo que no ano passado apadrinhou o Congresso Mundial do Budismo. A forma como o Partido tem assinalado, nos últimos anos, os aniversários do nascimento de Confúcio e a forma como tem valorizado o Confucionismo merece também uma reflexão interessante.
"Quem procura modificar o mundo, vejo, não o conseguirá. O mundo, vaso espiritual [1], não pode ser modificado. Quem o modela destrui-lo-á. Quem o possui, perdê-lo-á.
Porque os seres ora vão à frente ora seguem atrás, ora respiram debilmente ora respiram com força ora são vigorosos, ora são débeis, ora permanecem firmes ora sucumbem.
Eis porque o santo evita todos os excessos todo o fausto e todo o desregramento."
[1] A expressão "vaso espiritual" evova algo de muito frágil, imprevisível e terrível. A noção, muito chinesa do caracter chen indica um movimento imprevisível. Chen indica também o terror, segundo o capítulo XV do autor. Assim," espiritual", segundo o simbolismo chinês, evoca algo de terrível e de absolutamente imprevisível.
5 comments:
O taoismo é pouco compatível com uma leitura leninista da ordem social, inspirada no mote "might over right". O wisdom do huang di é ainda menos compatível com cartas de alforria e "government by consent". Por que estas exigem partilhar o poder que se tem.
Caro Arnaldo,
É de facto um exercício acrobático atípico. Juntar a concepção (ainda) leninista do estado e da sociedade e o taoísmo. Mas convém notar que a declaração é de Jia Qilin, membro do Comité Permanente do Politburo e presidente da Coneferência Consultiva Política do Povo Chinês, o mesmo que no ano passado apadrinhou o Congresso Mundial do Budismo. A forma como o Partido tem assinalado, nos últimos anos, os aniversários do nascimento de Confúcio e a forma como tem valorizado o Confucionismo merece também uma reflexão interessante.
Aproveitando a sincronicidade:
"Quem procura modificar o mundo,
vejo, não o conseguirá.
O mundo, vaso espiritual [1], não pode ser modificado.
Quem o modela destrui-lo-á.
Quem o possui, perdê-lo-á.
Porque os seres ora vão à frente
ora seguem atrás,
ora respiram debilmente
ora respiram com força
ora são vigorosos,
ora são débeis,
ora permanecem firmes
ora sucumbem.
Eis porque o santo evita todos os excessos
todo o fausto e todo o desregramento."
[1] A expressão "vaso espiritual" evova algo de muito frágil, imprevisível e terrível.
A noção, muito chinesa do caracter chen indica um movimento imprevisível.
Chen indica também o terror, segundo o capítulo XV do autor. Assim," espiritual", segundo
o simbolismo chinês, evoca algo de terrível e de absolutamente imprevisível.
Tao Te King, XXIX
Obrigado pelo contributo,
Caro (a) BS.
Bruno Santos.
Cumprimentos desde o extremo ocidente.
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