Sunday, January 11, 2009

Xi por cá: mensagens para memória futura


A visita do vice-presidente Xi Jinping a Macau surge num ano muito importante para a Região Administrativa Especial. As razões são óbvias: passa a primeira década da RAEM, é ano de eleições legislativas e, principalmente, em 2009 vai ser escolhido o sucessor de Edmund Ho, na liderança do governo. O ciclo político que se abre este ano é precedido pelos sinais económicos já visíveis em 2008.

A visita de Xi, princeling (filho de Xi Zhongxun, dirigente histórico do Partido Comunista e fundador da guerrilha revolucionária da província de Shaanxi) e dado como provavelmente o mais forte candidato a suceder a Hu Jintao na liderança do Partido e do estado, trouxe, além das obrigatórias palavras de circunstância, mensagens importantes. Desde logo o apelo à diversificação económica a – um desiderato antigo e vezes sem conta repetido por dirigentes locais que agora ganha outro peso. Diversificação essa, disse o vice-presidente, que passa também pelo desenvolvimento da Ilha da Montanha, uma declaração que saltou à vista como sendo o início de uma nova janela de oportunidade para a RAEM e como um passo no sentido de materializar a propalada cooperação inter-regional e o desenvolvimento integrado no Delta do Rio das Pérolas: Macau-Hong Kong-Guangdong.

Numa outra nota de especial importância para a comunidade “de matriz portuguesa”, a forma como Xi quis encontrar-se com representantes da comunidade macaense nas casas Museus da Taipa e o tempo e atenção que deu a este evento não pode deixar de constituir um sinal inequívoco sobre o papel que as autoridades do governo central concedem à comunidade macaense e à lusofonia. Que este sinal seja entendido por certos "patriotas paroquianos” que ocasionalmente ainda persistem.

Dito isto resta-nos esperar como será materializada a estratégia enunciada, sobretudo no que diz respeito à diversificação da economia local e o ao desenvolvimento da Ilha da Montanha (Hengqin). Isso dependerá de vários factores, endógenos exógenos.

Quanto a Xi, recordemos o que disse dele há pouco tempo Henry Paulson, secretário do tesouro norte-americano: "the kind of guy who knows how to get things over the goal line."

No comments: