Saturday, April 08, 2006

Ping Pong Diplomacy

Foi há 35 anos quando uma equipa norte-americana de ténis de mesa visitou a China a convite de uma associação chinesa, naquele que foi o primeiro acto de quebra do gelo nas relações sino-americanas desde 1949, o ano em que foi estabelecida a República Popular da China.
No dia 6 de Abril de 1971, os norter-americanos receberam de surpresa o convite, quando participavam num torneio no Japão. Quatro dias depois a delegação dos EUA entrava na China e inaugurava uma nova era nas relações sino-americanas.
No dia 21 de Fevereiro Nixon pisava Pequim para uma visita de uma semana - "the week that changed the world" - em que se encontrou com Mao Zedong.

E pensar que tudo começou com o facto de um jogador norte-americano ter chegado atrasado para apanhar o autocarro da sua selecção, tendo sido convidado a entrar na "camioneta" chinesa.
Mas claro que esta aproximação já estava na cabeça das lideranças em Washington e Pequim. O inimigo agora era comum: A União Soviética.

P.S.1 Os mesmo nove atletas que deram início à nova era estão de volta, 35 anos depois, a uma China que preserva a bandeira, o nome oficial de República Popular, o Partido e símbolos desses tempos idos de 1971.

P.S. 2. Esta efeméride é celebrada duas semanas antes da visita de Hu Jintao a Washington e numa altura em que nunca houve tanta interdependência económica e num dos momentos em que re-emergem nos EUA as vozes sinófobas.

No comments: