Wednesday, April 04, 2007

Kissinger na China

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

1- O Boston Globe (via Reuters) escreve que, para Kissinger, a emergência da China configura um risco de conflito com os Estados Unidos: "China's inevitable rise risks conflict: Kissinger"

2- A Xinhua refere que Kissinger defende que as relações sino-americanas deverão evoluir para um novo patamar de entendimento nas questões inertancionais: "Kissinger: Sino-U.S. ties to shape new int'l understanding"

1 comment:

Daniel MP said...

Desconhecendo o peso que as palavras de Kissinger tenham nos USA, tenho-vos a dizer que a lucidez de enunciação do processo histórico me surpreendeu. Os factos que kissinger dá como consumados ("the former superpower") são o que lhe permite lançar a isca para uma "partilha" de poder. Pensei na Grã-Bretanha durante a II Guerra Mundial. Terá sido tão prepositada a enuncicação como o é a leitura quando frisa a deslocamento geográfico da preponderância mundial da Europa para o Pacífico? Não usou a expressão Atlântico (ao invés de Europa, implicando assim os US) tendo usado Pacífico (implicando os US,desconsiderando a rota do Cabo).