Friday, February 09, 2007

China-EUA em África

Curioso. Enquanto a China prossegue a sua ofensiva económica em África, os Estados Unidos anunciam a criação de um novo comando militar unificado para o continente africano. Os chineses procuram seduzir com o "soft power" do comércio e do investimento, ao passo que Washington acciona novos mecanismos do "hard power" militar.
Afinal quem representa a verdadeira ameaça?

3 comments:

Mono said...

Podes crer!

José Carlos Matias (馬天龍) said...

Meu caro Eastend Gangster,
Mais do que defender posições de forma panfletária - "not my cup of tea" - o Sínico deixa perguntas no ar. A questão levantada surge num contexto em que tem crescido a retórica da "Ameaça China", nomeadamente face ao continente africano. De qualquer modo sejamos claros, neste jogo falam mais alto os interesses nacionais, sejam da China ou dos Estados Unidos. Nesse sentido, serão as diuas partes "boas" e "más".
Em segundo lugar, muitas vezes tenho alertado aqui para o perigo dos maniqueísmos e da simplicação do discurso sobre a China ou qualquer outro actor internacional. Não percebo assim a que se refere quando fala na linearidade do meu discurso.
Finalmente, não sou nem anti-americano nem sinófobo. Vivo numa Região Administrativa Especial da China, local de onde vou, à medida do meu tempo e capacidades, olhando para o que se passa do outro lado das Portas do Cerco. Mais do que consdierações de ordem normativa, interessa-me compreender este país.
Por último, o Senhor Eastend Gangster certamente que não lê com regularidade este blogue; caso contrário identificaria várias observações críticas que tenho feito aqui face a questões ligadas à liberdade de expressão, liberdade de imprensa, estado de direito e direitos humanos. Só não penso que nos leve a lado algum andar por aqui de Megafone.
Obrigado pela visita e pela discussão.

Saudações do Mar do Sul da China

JCM

José Carlos Matias (馬天龍) said...

Não tem que se penitenciar. Faz falta algum sal a este blogue. Obrigado pelo contributo.
Abraço!
JCM