Tuesday, June 07, 2005

Bem Vindo Camarada

Image hosted by Photobucket.com
Chega hoje a Pequim uma delegação do PCP dirigida pelo Secretário-Geral, Jerónimo de Sousa. A visita à República Popular da China realiza-se a convite do Comité Central do Partido Comunista da China, no quadro das relações de amizade e cooperação existentes entre o PCP e o PC da China. (site oficial do PCP)

"De acordo com o gabinete de imprensa comunista, estes encontros "inserem-se nas prioridades internacionais" do PCP, destinando-se também à apresentação da nova direcção do partido, eleita no XVII congresso, em Novembro do ano passado.
A resolução política aprovada no congresso determina que "deve ser valorizado, na resistência à nova ordem imperialista, o papel dos países que definem como orientação e objectivo a construção de uma sociedade socialista" - Cuba, China, Vietname, Laos e Coreia do Norte.
"Para além de apresentarem profundas diferenças entre si, estes países constituem importantes realidades da vida internacional, cujas experiências é necessário acompanhar, conhecer e avaliar", refere a resolução política do PCP.
O documento salienta que esse conhecimento deve ser aprofundado "independentemente das diferenças que existem em relação à concepção programática de sociedade socialista" que o PCP preconiza para Portugal e "de inquietações e discordâncias, por vezes profundas e de princípio" que o PCP mantém em relação aos regimes daqueles países." Agência Lusa.

A este propósito lembro-me das palavras de um senhor com o qual discutia a natureza do regimes chinês: "Ó amigo, olhe que a França é bem mais socialista que a China".

No comments: