Jogo/A nova vida do território Las Vegas em Macau
Pierre Haski, Libération
Um incêndio no estaleiro de um casino em construção, que foi apresentado oficialmente como um acidente, faz recear que estejam de volta as rivalidades entre grupos mafiosos. A
o cima das escadas, um Zeus monumental em mármore espera os visitantes. A seu lado, está de guarda um centurião em carne e osso, capacete metálico na mão. Os turistas chineses fazem fila para tirar uma foto com este digno representante da Antiguidade. Mas de onde vem o centurião? «I don"t speak english", responde-nos, com um forte sotaque russo, este gigante que uma placa indica chamar-se Viktor. Um pouco mais longe, bailarinas quase nuas, louras e russas também elas, dançam ao ritmo de uma canção do francês Yannick Noah, enquanto um anúncio luminoso informa que se trata de um "show brasileiro". Bem-vindos ao Greek Mythology, um dos mais recentes casinos de Macau, esse confetti do império português devolvido à China em 1999 e que está agora a atravessar uma verdadeira revolução cultural, a do jogo e do divertimento. Este estabelecimento é uma importação directa de Las Vegas, um produto híbrido e globalizado destinado a alimentar a fome do jogo, aparentemente inesgotável, dos novos ricos - e de outros que não o são assim tanto - da Ásia e sobretudo da China. Macau, o inferno do jogo. A lenda imortalizada pelo filme de Jean Delannoy em 1942 foi-se esvanecendo nos anos 80 e 90 neste extremo de um império colonial em fim de cena. O monopólio do jogo concedido há décadas a Stanley Ho, autêntico magnata chinês, contentava-se em ronronar, à imagem do Lisboa, o seu navio almirante, velho palácio sem viço ( que abrigava, mesmo assim, um restaurante de Joel Robuchon!), uma espécie de duplo de um casino, em quebra de atracção e com o ambiente de um filme a preto e branco. Apenas alguns ajustes de contas mafiosos davam ainda algum "frisson" ao cenário fora de moda desta China latina. As autoridades chinesas da nova "região administrativa especial" perceberam rapidamente o partido que podiam tirar do seu estatuto de autonomia, no seio de uma China comunista em crescimento económico acelerado e com uma nova classe abastada composta por muitos milhões de indivíduos. E o que fizeram primeiro foi pôr fim ao monopólio concedido há 40 anos a Stanley Ho. Atribuíram duas licenças aos seus concorrentes: dois grupos de Las Vegas que deram cartas na transformação do paraíso do jogo do Nevada numa metrópole de lazeres para todos os gostos. Esta irrupção dos americanos no jogo chinês electrizou Macau e transformou este minúsculo território de cerca de 475 mil habitantes, estrategicamente situado face a Hong Kong e à rica província de Guangdong, numa terra de conquista na qual os casinos nascem mais rápido do que cogumelos, rivalizando no kitsch. E é apenas o princípio: dentro de cinco anos, quando o território contar com uma trintena destes estabelecimentos, Macau estará irreconhecível. Não existem razões para que todos estes projectos não vejam a luz do dia. Como prova o Sands. Este casino, que custou 200 milhões de euros, é a prefiguração do modelo Las Vegas, com um pouco mais de classe do que o Greek Mythology e contrastando gritantemente com o Lisboa envelhecido. Quando abriu as portas, no ano passado, houve quase que um motim em Macau. Um ano depois, o investidor americano Sheldon Anderson já se reembolsou do investimento feito e vai duplicar o número de mesas de jogo. Anunciou que o Sands de Macau é já mais rentável que o Venetian, o seu casino de referência em Las Vegas. Estava lançada a corrida ao gigantismo. Steve Wynn, um outro magnata do jogo de Las Vegas, lançou uma campanha com vista ao recrutamento de quatro mil empregados para o seu Wynn Macao, um complexo com hotel e casino que abrirá as portas em 2006, representando um investimento de 600 milhões de euros, três vezes mais do que o Sands! Mais longe, o MGM Paradise será ainda maior, mas não tanto como o futuro Venetian de Macau - três mil camas, 1500 suites, um casino, 1,7 mil milhões de euros de investimento. Atingidos no seu reduto, Stanley Ho e a família resolveram fazer face ao desafio. Ao lado do Lisboa, que, no centro da cidade, continua a ser o melhor situado, está a nascer o Grande Lisboa. A fazer fé na maqueta reproduzida no local, assemelhar-se-á a uma gigantesca espiga de milho luminosa e superará tudo o que ainda se possa fazer de kitsch. Stanley Ho escolheu o arquitecto francês Paul Andreu, a custo recuperado do acidente catastrófico sofrido pelo seu terminal do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, para imaginar Oceanus, um projecto em forma de paquete de 670 milhões de euros, com um hotel de seis estrelas, escritórios, complexo de lazer. E não é tudo: por 800 milhões de euros, os chineses aliaram-se a Kerry Packer, o homem mais rico da Austrália, para criar a City of Dreams na zona ganha ao mar de Cotai, onde se concentram os projectos mais grandiosos. "Stanley Ho é um jogador de Go, ele cerca os seus inimigos. Dispôs os seus peões de tal modo que qualquer visitante de Macau começa por ele e acaba nele", comenta um observador. É verdade que o magnata dispõe de alguns trunfos: é proprietário da companhia de ferries que transporta os turistas vindos de Hong Kong (com partidas de 15 em 15 minutos) ou da China continental; é o primeiro empregador de Macau; a sua quarta mulher acabou de ser eleita para a assembleia legislativa consultiva do território. Para além dos numerosos amigos que conta em Pequim para proteger o seus vastos interesses. Objectivo desta batalha: a clientela chinesa do outro lado do delta do rio das Pérolas, que até agora tem comparecido ao encontro. O número de visitantes duplicou em três anos. Este ano foi de 20 milhões (segundo as previsões serão 35 milhões em 2010), 80 por cento dos quais oriundos de Hong Kong e do continente, onde as salas de jogo são ilegais. Nas salas cheias de fumo do Lisboa ou do Greek Mythology, reconhecem-se à vista os clientes oriundos da China continental pela sua roupa simples e a expressão de espanto face à decoração em volta. Fazem-se fotografar no exterior das salas, em frente a cada escultura grega ou egípcia. Mas em volta da mesas de bacará, de black jack ou de roleta, o cenário esfuma-se para dar lugar à paixão chinesa pelo jogo. Estes clientes são prezados, mas não são eles o verdadeiro alvo. É preciso subir as escadas do Lisboa para descobrir as salas VIP, ouro, jade, dragões e acesso interdito aos não VIP e aos curiosos. A identidade dos clientes tem que ser resguardada, até porque se sabe que uma parte do dinheiro que ali circula é oriundo da corrupção, dos subornos pagos na China. Nestas salas, as somas em trânsito mudam de escala e é nelas que os casinos fazem 70 por cento das suas verbas. É esta a clientela que disputam ferozmente. Os dirigentes dos casinos são particularmente solícitos com os angariadores de grandes clientes para as salas VIP. Quando o Sands, que por enquanto apenas tem quatro ou cinco por cento do mercado das "personalidades" de Macau, anunciou que ia aumentar ligeiramente a percentagem dada aos angariadores , Stanley Ho eriçou-se: alguém toque no mercado dos VIP e será a guerra, declarou o septuagenário. Um incêndio no estaleiro de um casino em construção, que foi apresentado oficialmente como um acidente, faz recear que estejam de volta as rivalidades entre grupos mafiosos. Os habitantes de Macau observam com um misto de fascínio e de frieza esta transformação em curso do seu território. Habituados à cultura do jogo, apreciam a chegada de investidores que criam empregos e melhoram as infra-estruturas de que eles necessitavam. Mas existe o reverso da medalha: os preços do imobiliário estão a disparar, ameaçando desterrar os mais pobres para o outro lado da fronteira chinesa, em Zhuhai. "Vão transformar Macau num Mónaco, um enclave para ricos", insurge-se uma jornalista de um diário local. Um grupo de universitários está, pelo seu lado, a ultimar um estudo sobre os efeitos perversos dos casinos, em particular sobre a educação dos jovens cujos pais trabalham ali e que são obrigados a assegurar o turno da noite semana sim, semana não. Estes jovens desejam interromper os seus estudos o mais depressa possível para também eles se empregarem naqueles estabelecimentos. Outros inquietam-se pelo impacto deste maná que se abateu sobre o minúsculo território, cuja gestão é assegurada sem a menor transparência por uma equipa escolhida em Pequim - 70 por cento dos receitas do governo de Macau provêm de impostos sobre o jogo, uma soma que aumenta constantemente. Questões dos habitantes; "Como é que este dinheiro é gasto? Quem é que controla as ordens da Bolsa? Quem é que sabe para onde vai o dinheiro da Fundação Macau, encarregada de desenvolver a acção cultural com uma percentagem das receitas dos casinos?". Por agora, os dois Macaus coabitam: no litoral, nos estaleiros dos casinos, trabalham noite e dia, os investidores americanos deixam-se estar discretos pelo seus complexos de villas, e os turistas precipitam-se sobre as mesas de jogo. Quando mergulhamos na cidade, encontramos as ruelas estreitas com ares mediterrânicos, mais próximas de Nápoles ou de Palermo do que de Cantão ou Hongkong; e os seus pequenos portos de pesca com ambientes dignos de um Corto Maltese. Mas o primeiro vai de vento em popa e virá o dia em que ganhará ao segundo. Macau, uma cidade com cinco séculos de história, terá então mudado de época.
Publicado na edição online do Público, 4 de Dez de 2005
Friday, December 09, 2005
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