Monday, December 19, 2005

Cimeira da OMC VI

Copo meio vazio...

Image hosted by Photobucket.com
Celso Amorim, ministro brasileiro dos negócios estrangeiros, foi uma das grandes estrelas da cimeira. Foi o pota-voz e o líder do G20.
No último dia, numa frase, resumia o valor do documento e das negociações de Hong Kong
"modesto , mas não insignificante".


Image hosted by Photobucket.com
Mucha Policía Poca Diversíon!
À uma da tarde havia um mar de polícias que cercava umas dezenas de sul coreanos. Na madrugada de Sábado para Domingo 900 manifestantes, na maioria da Liga de Agricultores da Coreia do Sul, foram detidos, quando estavam sentados na estrada, obstruindo a circulação automóvel. Várias ONGs acusaram a polícia de Hong Kong de abusos de poder e de não terem tratado dignamente os sul coreanos.
Certo é que apesar do espectáculo televisivo com os empurrões, bastonadas, gás-pimenta, canhões de água e dos 70 feridos, se compararmos estas manifestações com Seatle ou Génova, bem que podemos dizer que os sul-coreanos são meninos do coro comprado com os radicais europeus e norte americanos que têm por hábito partir vidros de lojas e queimar carros (uma pequena minoria faz isto, eu sei). Os sul-coreanos não destruiram nada, apenas se atiraram à polícia. Honra lhes seja feita!


Image hosted by Photobucket.com
Este é um clássico. Ou será que foi só para a fotografia?

Ligações sobre a Cimeira da OMC:

All-night session saved WTO talks, IHT

It's a deal, The Standard.

6th WTO Ministerial Conference concludes with tangible progress, Xinhua

A Declaração Ministerial de Hong Kong

1 comment:

A. Cabral said...

Os manifestantes sul coreanos sao assim tao pacificos? Julgava que eles eram mesmo muito agerridos, lancando-se peito aberto contra a policia. O estilo europeu e' mais "guerrilha urbana"/"motim", fugindo do confronto directo mas destruindo propriedade pelo caminho, mas nao sei se o faz mais ou menos violento - e' uma materia de pesos e medidas...