Wednesday, February 15, 2006

Olhar para a China

Pela janela da internet...

"Há um grande controlo. Todos os contéudos políticos são completamente bloqueados, há várias formas de controlar a Internet. A polícia que está encarregue de fazer o controlo dos contéudos da Internet na China deverá ter, numa estimativa conservadora, vinte mil pessoas. As estimativas optimistas apontam para sessenta ou setenta mil agentes"

(...)

"tenho vindo a trabalhar, nestes últimos tempos, nos blogues, que é suposto serem uma grande inovação por serem de autoria privada, as pessoas escrevem o que bem entendem, criam-se comunidades, às vezes são de pequenas dimensões, outras vezes não. Os blogues são de difícil controlo, começa-se um hoje, depois fecha-se e passa-se para outro, é muito flexível"

(...)
"Quanto às empresas estrangeiras, é interessante observar que os americanos - que amanhã vão discutir, num fórum, se a Internet é um instrumento de liberdade ou de repressão na China -, são também aqueles que vendem a Pequim os sistemas para filtrar e controlar a Internet no país. Isto aplica-se também a empresas europeias, que estão dispostas a vender a alma para operar na China"

Entrevista a Eric Saudeté no Hoje Macau.

No comments: