Thursday, April 28, 2005

Breves da economia à Beira-China

1- O Banco Mundial prevê que a economia chinesa cresça 8.3 por cento em 2005. A inflacção deverá chegar aos 3 e meio por cento. O relatório do Banco Mundial refere que os preços vão manter-se dentro do previsto pelo governo, enquanto as autoridades mantiverem as medidas de restrição ao crédito e restantes medidas de controlo macroeconómico.

2-De visita à Filipinas, Hu Jintao abriu as portas à cooperação económica. No total foram assinados 14 acordos no valor de mil e seiscentos milhões de dólares em investimentos e empréstimos. Dois dos mais avultados entendimentos foram na área da indústria ferroviária. A China e as Filipinas acordaram também na cooperação nas áreas da defessa, luta anti-terrorista, exercícios militares e protecção ambiental.

3- A Motorola pôs em marcha um novo centro de Investigação e Desenvolvimento em Pequim para telemóveis de terceira geração. A segunda maior empresa produtora de telemóveis do mundo conta já com 16 centros de investigação na China num investimento total que ascende a 450 milhões de dólares.

1 comment:

Nic said...

tudo aponta para a superpotencia em claro desenvolvimento... wait and see