Thursday, April 07, 2005

Paz, Cooperação, Desenvolvimento: Só boas ideias.

Image hosted by Photobucket.com
No início da visita ao Paquistão, o primeiro-ministro chinês Wen Jiabao deixou claro que a China procura o caminho da paz e do desenvolvimento. Adiantou ainda que,

"A truly Asian century will never materialize unless Asia develops as a whole (...)
No matter how international climate might change, the Chinese people will always be a trustworthy and reliable partner for the Asian peoples"

2 comments:

gustavosampaio said...

é impressão minha ou isto cheira a pura retórica diplomática para sorridente jornalista ocidental anotar no bloco de apontamentos?

Ma Tin Long said...

É retórica, mas não só. Repara que esta visita acontece três semanas depois dos EUA terem oferecido uns "rebuçados" a Musharraf, uns aviões de guerra como recompensa pela colaboração na Guerra ao terrorismo. A China está mesm empenhada em rivalizar com os EUA como força dominante não só na ásia Oriental como no Sul da Ásia.
Para Pequim melhor que um século da ásia, seria um século da ásia liderado pela China. Para já ficam-se por palavbras amigas e propostas de zonas de comércio livre e outro tipo de cooperção. O que já não é pouco. Finalmemte, o Paquistão é um aliado estratégico da China desde s anos 1950.