Thursday, March 02, 2006

China-Países Lusófonos

Passo a passo, a China vai desvendando o que pretende para a Cooperação com os países Lusófonos. A segunda reunião ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa trará novidades interessantes, como a criaçãod e um banco de investimentos para os projectos comuns e parcerias entre os países membros. Esta semana ficou a saber-se que o comércio bilateral aumentou consideravelmente no ano passado - o comércio bilateral entre a China e os países lusófonos atingiu em 2005 um máximo histórico de 19,53 mil milhões de euros, um aumento de 26,9 por cento em comparação com 2004. Mas desde o início que se entende que as inciativas são quase sempre unidireccionais (China- Países Lusófonos) e que têm como alvo principal os PALOP. Embora este fórum, sediado em macau, não possa, nem deva, ser um substituto da CPLP, certo é que está a imprimir uma dinâmica que a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa nunca conseguiu. O desafio para alguns dos países do Fórum - Portugal, nomeadamente - é marcar a agenda e fazer sentir que é uma peça-chave neste processo. Não estou a falar de palavras de ocasião e de boas intenções. Já sabemos que a China e Portugal têm uma relação especial, uma parceria estratégica, que Lisboa apoia o fim do embargo à venda de armas, etc. Algo de mais concreto. Provavelmente estou a escrever isto sem ter alguns dados na mão. Mas essa é a sensação que fica.
P.S. Nunca nos podemos esquecer que este fórum é uma iniciativa chinesa para os países lusófonos (excepto São Tomé e Príncipe que não tem relações diplomáticas com Pequim) e que estamos perante um mecanismo complementar das relações bilaterais previamente existentes.

[Adenda]
A propósito da (falta de) estratégia de Portugal para o Oriente, ler estas declarações de Vasconcelos Saldanha, ex presidente do IPOR, num artigo publicado no Jornal Tribuna de Macau, de alguém que, não estando isento de responsabilidades, demonstra lucidez nos reparos que faz.

No comments: