Wednesday, March 30, 2005

Breves da Economia

1. A procura de petróleo deverá aumentar 10 por cento este ano na China, o segundo maior consumidor e importador do mundo, para atingir 354 milhões de toneladas. O presidente da Associação da Indústria Petroquímica, Tan Zhuzhou referiu que a China, afectada pela forte subida dos preços do petróleo nos últimos meses, vai tentar subir a produção própria de crude e obter energia de outras fontes, principalmente gás natural.

2.O Crescimento económico deverá abrandar para 8.8 por cento este ano. De cordo com um grupo de analistas de Pequim o ritmo da subida do PIB poderá ir ao encontro das previsões do Centro de Infromação de Estado.
Recorde-se que no ano passado a economia chinesa avançou 9 e meio por cento, quando o governo previa 8 por cento.

3.Face a este crecimento da economia chinesa e ao aumento imparável do investimento estrangeiro, a confederação europeia de moldes, a ISTMA Europa, actualmente presidida por Portugal, considera preocupante a deslocalização de grandes empresas para a China. O presidente da confederação europeia de moldes Joaquim Menezes reconhece que está preocupado que empresas como a Volkswagen, a General Motors, a Siemens, a Philips e outras, que são motores da economia europeia, estejam a deslocalizar-se para a China

No comments: