Saturday, March 26, 2005

Tensão no estreito: "people power" ou manipulação?

Image hosted by Photobucket.com
Hoje foi dia de grande manifestação, com centenas de milhar de pessoas, em Taipé contra a Lei Anti-secessão. Para o Governo de Chen Shui Bian, que encabeçou a marcha, tratou-se de uma gigantesca e vigorante demonstração da oposição popular à Lei Anti-secessão que prevê o uso de "meios não pacíficos". No entanto, o Kuomintang, partido da oposição, já se manifestou contra a manifestação pela "Paz e Democracia".
Do outro lado, Pequim critica a manifestação por agudizar ainda mais as relações entre o estreito, além de pretender manipular o sentido do diploma aprovado pela Assembleia Nacional Popular. O governo central apela às pessoas de Taiwan que percebam o sentido do discurso de Hu Jintao.
Acerca deste assunto, talvez outro poderá contar o que se passou e o que pensa o "homem da rua" da Ilha Formosa". Assim á distância de um par de milhares de quilómetros, parece-me que há uma grande divisão entre o campo "verde" das forças pró.indepednentistas e o campo azul-grená" do Kuomintang. É o que demosntram os resultados eleitorais. Mais: a fazer crer nas sondagens publicadas, a maioria da pipulação de Taiwan não deseja a declaração de independência, preferindo a manutenção do status quo. Ou seja: independentes de facto, mas não de jure. Até porque, para todos os efeitos, o nome oficial de Taiwan ainda é República da China.

No comments: