Saturday, March 26, 2005

Salvem as óperas!

Image hosted by Photobucket.com
A Academia de Artes da China lançou-se numa autêntica corrida contra o tempo para fazer um registo audio- visual dos mais de 200 estilos de óperas tradicionais chinesas, antes que desapareçam por completo.
O responsável pelo projecto, Liu Wenfeng, refere que as duas últimas décadas de reformas económica e a abertura da China ao mundo têm-se revelado "mais destruidoras" do que a violenta Revolução Cultural dos anos 60 e 70 para as óperas tradicionais.
No início dos anos 80, a China contava 367 estilos de óperas tradicionais vivas, mas mais de 100 géneros desapareceram nos últimos anos.
Durante "pelo menos cinco anos", Liu vai coordenar o trabalho de gravação dos espectáculos de óperas tradicionais, desde as mais famosas, como a Ópera de Pequim, às que sobem ao palco em pequenas comunidades remotas do país.
Os milhares de horas de espectáculos que serão filmadas e outras tantas que a Academia de Artes já possui, serão colocadas num arquivo digital, que Liu quer tornar acessível ao público através da Internet.Para o especialista, é urgente fazer este trabalho de recolha agora, porque na "Nova China" as óperas tradicioanis estãoa a ssistir a um grande declínio. (com Lusa)

No comments: