Monday, March 21, 2005

China e Estados Unidos: um duelo ao nascer do sol?

Apoio e compreensão foi o que pediu o presidente da China a condoleeza Rice a propósito da Lei anti secessão. O assunto tem gerado polémica entre Washington e Pequim, com a diplomacia norte americana a considerar a aprovação do dipoma um sinal errado que apenas contribiu para o aumento da tensão entre os dois aldos do estreito.
Ora, perante esras críticas, Hu Jintao avisou os Estados Unidos para não enviarem sinais errados às forças independentistas de Taiwan.
A questão da Ilha Formosa é, de resto, o principal espinho nas relações entre chineses e norte maericanos. Isso emsmo foi reconhecido ontem pelo chefe de estado de Pequim . Hu Jintao afirmou que lidar adequadamente com o problema de Taiwan é a chave para um relacionamento forte e estével com Washington. Recorde-se que apesar de reconhecerem o princípio de uma só China, os Estadso Unidos têm um vínculo legal para defedender a ilha formosa.
A crise nucelar na penísnula coreana é outro dos temas em foco nos encontros de Rice com os dirigentes chineses. Durante o périplo asiático, a secretária de estado norte americana tem insistido que a China deve ter um papel de maior relevãncia no processo negocial a seis sobre o programa nuclear da Corea do Norte. A visita de Condoleeza Rice em Pequim visa revitalizar as conversações qyue envolvem, a Chinam, os Estados Unidos, A Rússia, Japão, Coreia do Norte e Coreia do Sul. Em cima da mesa vai estra também o défice comercial norte americano. O valor record da balança comercial dos Estados Unidos é atribuído pelos dirigentes norte americanos ao valor do yuan. Espera-se por isso um novo pedido de Condoleeza Rice para que a China valorize o renmimbi face ao dólar.

Acerca da emergência da China e da "Grande Estratégia Chinesa

"China as n.1", Clyde Prestowitz in American Prospect

"The Diplomatic Face of China’s Grand Strategy", Avery Goldstein in China Quarterly 2001.

No comments: