Thursday, March 24, 2005

Libertado mas ainda agrilhoado

Image hosted by Photobucket.com
Chegaram ao fim os oito meses de prisão dimiciliária de Jiang Yanyong, o médico que ficou conhecido por denunciar o encobrimento feito pelas autoridades chinesas sobre a real dimensão da síndroma respiratória aguda, em Pequim, na primavera de 2003. Jiang esteve sujeito a sessões de reeducação num Hospital Militar após ter escrito uma carta ao governo central a pedir uma revisão oficial da atitude do exército na repressão às manifestações pró-democracia na praça de Tiananmen, em Junho de 1989. A decisão foi tomada pela Comissão Militar Central que mesmoa assim restringiu os movimentos e os contactos do médico que está já na pré-reforma. Jiang não pode falar com jornalistas chineses ou estrangeiros sem autorização do governo nem viajar para fora do país.
A esposa do médico garantiu que ele está bem de saúde e revelou que Jiang não pode proferir aformações contrárias à linha do Partido Comunista Chinês. Já em casa, terá ainda que assistir às chamadas sessões de estudo organizadas pelo partido com o objectivo de “educar” os potenciais dissidentes.
A Atitude de Jiang Yanyong em denuncia a verdadeira dimensão da pneumonia atípica mereceu elogios a nível internacional, sendo mesmo galardoado com o Prémio Ramon Magsaysay pelo serviço público, uma espécie de prémio Nobel da Ásia. Além da denúncia, a carta de Jiang foi inovadora uma vez que o médico assumiu na totalidade as críticas, assinando o nome completo, com morada e número de telefone, o que é muito raro na China. Quase sempre neste tipo de casos, as críticas ou denúncias são feitas de forma anónima

No comments: