Saturday, March 26, 2005

Mon Ami Koizumi

Image hosted by Photobucket.com
Jacques Chirac começou hoje uma visita oficial ao Japão. Nos próximos 3 dias o chefe de estado francês vai descolcar-se a empresas francesas com investimentos no "País do Sol Nascente".
Até aqui tudo bem. Mas há dois espinhos nas ralações franco-nipónicas. O primeiro diz respeito localização do futuro reactor experimental de fusão nuclear ITER. Em disputa estão duas localidades: Rokkashomura, no Japão e Cadarache na França. O dossier ITER é um assunto a seguir com muita atenção, uma vez que esta iniciativa multilateral que envolve além da União Europeia e o Japão, a Coreia do Sul, a Rússia e a China, "joga" com um novo tipo de energia que pode ser a panaceia para a crise energética a nível mundial do presente e, em especial, do futuro. Sobre este tema vale a pena espreitar a página do ITER e este artigo do Daily Yomiuri.
O segundo tem a ver com o possível fim do embargo da União Europeia à venda de armas à China. A frança lidera os países da UE que pretendem colocar um ponto final á proibição o mais rapidamente possível, ao passo que o Japão se opõe veementemente, por considerar que tal atitude poria em perigo a estabilidade na Região Ásia-Pacífico.

No comments: