Wednesday, March 16, 2005

Macau e a crise política em Hong Kong

Escreve Paulo Gorjão no sempre interessante Bloguítica
"Tung Chee-hwa's «departure (…) is unlikely to be greeted with enthusiasm. On the contrary, many in Hong Kong will see it as an ominous sign of China´s tightened grip on the political system, flying in the face of previous assurances that Hong Kong people would rule Hong Kong», Stephen Vines, in Time (March 14, 2005).Se tal é verdade no caso de Hong Kong, então será muito mais no caso de Macau.O que poupará Macau a um processo semelhante será, eventualmente, a sua irrelevância?"

Esta é uma pergunta relevante. Em meu entender, com a experiência e o conhecimento limitado de quem vive em Macau há dois anos, o caso de Macau foi, é e será sempre um caso bem diferente do de Hong Kong. Por razões históricas, socio-económicas, políticas e de dimensão.
Além da irrelevância de que fala, em Macau o consuldado de Edmund Ho tem sido recebido de um modo geral com simpatia, apoio e até alguma idolatria pela maioria da população. Não só pelas qualidades políticas que tem, mas acima de tudo em virtude da bonança da indústria do Jogo que represneta cercade 80 por cento das receitas do governo e que está a crescer exponencialmente, em especial com a entrada das operadoras de Las Vegas. Em segundo lugar, não se pode dizer que exista uma sociedade civil activa nas questões políticas em Macau, tal como acontece em Hong Kong, apesar das centenas de associações. A oposição limita-se a dois deputados na Assembleia Legislativa de uma Associação do Novo Macau Democrático que peca pela inconsistência e alguma esquizofrenia política (De qualquer modo, são dos poucos a levantar a voz contra a injustiça e falta de democratização). Depois há que tem em conta que quase metade da população de Macau nasceu na China continental, por isso não tem uma atitude de pertença ao território ou de identidade diferenciada face à mainland como acontece em Hong Kong.
Ou seja, em Macau não acontece porque não é necessário e se acontecesse não teria a repercussão que tem em Hong Kong. Ou seja, a irrelevância neste caso é uma doubble edge sword...

No comments: